Não há dúvidas da importância de as empresas se preocuparem em evitar que seus funcionários fiquem expostos aos riscos advindos do exercício de suas atividades laborais.
Isso porque a exposição a agentes causadores de doenças laborais e acidentes pode afetar diretamente a saúde, integridade física e segurança dos integrantes da equipe, podendo gerar, inclusive, o direito à aposentadoria especial.
Nesse caso, é fundamental cumprir com várias responsabilidades. Por esse motivo, você precisa entender o que é e a validade do LTCAT, sigla para Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, bem como a sua importância. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a sua leitura!
Para que serve o LTCAT?
Trata-se de um documento estipulado por intermédio da Lei nº 8.213/91 e com redação disponibilizada por meio Lei nº 9.732/98. Nesse caso, o documento considera as necessidades do INSS de elaborar critérios de avaliações da situação do ambiente de trabalho com a finalidade de conceder a aposentadoria especial.
Dessa forma, é um tipo de registro de que o colaborador esteve exposto, ou não, a determinados riscos no decorrer do exercício de suas funções na empresa. Então, é essencial para a decisão de concessão ou não da aposentadoria especial.
Qual é a validade do LTCAT?
O LTCAT tem um prazo indeterminado de validade, porém, é necessário levar em conta um período. Afinal, o intuito é que seja atualizado uma vez no ano, no mínimo, ou sempre que ocorrer mudança no ambiente de trabalho ou nas atividades exercidas pela empresa.
Também, é preciso salientar que não existe um modelo padrão de documento. Outro ponto que deve ser ressaltado é que o laudo não substitui nenhum dos programas como PPRA, PCMSO, PGR e demais, já que se trata de um documento regido pela Previdência Social.
Quando o LTCAT deve ser atualizado?
Existem algumas mudanças no ambiente de trabalho e que devem ser consideradas a fim de atualizar o LTCAT, por exemplo:
- Troca de equipamento e/ou máquinas que geram riscos;
- Alteração no layout do ambiente laboral;
- Implementação ou modificação de proteção coletiva;
- Mudanças no nível de ação, aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, do MTE, se aplicável.
Qual a penalidade nos casos em que o LTCAT não for atualizado?
A empresa que deixar de atualizar o LTCAT em relação aos agentes nocivos presentes no ambiente laboral ou que expedir o documento referente à exposição em desconformidade com o respectivo laudo fica sujeita ao pagamento de multas, cujo valor vai depender da gravidade da infração.
Agora que você entende o que é, a importância e a validade do LTCAT, é fundamental estar atento à exposição que os colaboradores sofrem ao desempenhar suas funções, bem como as condições que levam à obrigatoriedade de atualização do documento e, dessa forma, evitar a aplicação de penalidade e demais prejuízos para a empresa.
Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!
Conte com a AMBRAC para melhorar o ambiente de trabalho implementando medidas relativas à Saúde e Segurança do Trabalho
Para ajudar a manter a sua empresa regularizada, a AMBRAC é uma empresa especializada em saúde ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Atendemos desde pequenos empreendedores até empresas de grande porte, elaborando projetos personalizados e auxiliando na implantação de sistemas que garantem o bem-estar dos seus colaboradores.
Portanto, agora que você já sabe mais sobre a relação entre segurança do trabalho e produtividade, não deixe de implementar medidas relativas à SST na sua empresa. Se precisar de auxílio para isso, entre em contato com a AMBRAC!
Não deixe de acompanhar os nossos conteúdos aqui no blog!
Se você também deseja ter uma empresa que garanta a segurança dos colaboradores, tornando-os mais saudáveis, engajados e produtivos, entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos!
Seguro é estar presente! #vemserAMBRAC
Conte com uma consultoria especializada
Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.
Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!
Aproveite para entrar em contato com a AMBRAC e descubra todas as soluções que temos para oferecer.
Porque escolher a AMBRAC?
A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.
Estamos dispostos a encontrar as soluções mais ideais e qualificadas em saúde, segurança do trabalho e para o ambiente de trabalho da sua empresa. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.
Se você deseja melhorar a saúde ocupacional em sua empresa, convidamos você a visitar nosso site para conhecer mais sobre nossos serviços e soluções. Não hesite em entrar em contato com nossa equipe, pronta para responder às suas perguntas, fornecer orientações e auxiliá-lo em todas as etapas do processo.
Invista na saúde ocupacional e faça da AMBRAC a sua parceira confiável para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Até a próxima!