A auditoria interna ou de primeira parte em saúde e segurança ocupacional tem especial importância para as empresas que desejam aprimorar seus processos nessa área ou se candidatar a uma certificação posterior.
Para esse fim, no entanto, é indispensável que ocorra uma excelente formação de auditores internos na organização.
Algumas boas práticas são indispensáveis para alcançar os resultados necessários. Entre elas, está a definição do time que será capacitado.
Quer saber mais? Continue a leitura e esclareça algumas de suas dúvidas sobre a formação de auditores internos em saúde e segurança ocupacional.
Qual a importância da auditoria em segurança do trabalho?
Inicialmente, é possível resumir a importância da auditoria interna em segurança do trabalho no fato de ser mais um instrumento operando no sentido de construir um ambiente laboral mais saudável e mais seguro. Essa função ampla pode ser mais detalhada nos aspectos que, reunidos, conferem a ela essa característica.
Assim, leve em conta as ações e os resultados de uma auditoria nesse campo e perceba por que é tão importante. A execução desse processo possibilita:
- Identificação de riscos relacionados às atividades exercidas;
- Verificação do cumprimento dos procedimentos de segurança ocupacional;
- Redução de despesas com afastamentos e acidentes do trabalho;
- Cuidado com a saúde e segurança física dos colaboradores;
- Definição de uma política de saúde e segurança do trabalho para a organização;
- Melhoria do desempenho na área.
Qual o papel do auditor interno de saúde e segurança do trabalho?
A auditoria interna (ou auditoria de primeira parte) é costumeiramente empregada como uma preparação para a realização de uma auditoria de certificação. No entanto, deve ser abordada como um processo de identificação da realidade de seus processos, com vistas ao aprimoramento.
Assim, o auditor interno, que deve ter sido adequadamente capacitado e preparado para esse fim, tem papel relevante nas seguintes atividades e condições, entre outras:
- Identificar e interpretar as normas que utilizará na auditoria;
- Conduzir a coordenação, a gestão e a implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional da ISO 45001:2018;
- Interpretar e aplicar os requisitos legais da norma ISO 45001:2018;
- Realizar auditorias internas e junto aos fornecedores;
- Planejar e implementar um programa de auditoria interna.
Quais as boas práticas na formação desses auditores internos?
O auditor interno deve estar muito bem preparado para a realização de uma auditoria. Nesse sentido, a formação desse profissional deve ser conduzida por uma consultoria especializada e com experiência nesse processo.
Dessa forma, uma boa formação deve levar em conta as seguintes boas práticas:
- Contratar uma empresa especializada para realizar o curso de capacitação;
- Definir bem os participantes que farão parte do treinamento;
- Focar temas que sejam relevantes para a atuação do profissional, como avaliação de perigos e riscos ocupacionais, condução da auditoria, elaboração de relatórios e avaliação de ações corretivas;
- Conhecer o planejamento de uma auditoria interna em saúde e segurança do trabalho;
- Saber elaborar relatório de auditoria com clareza e objetividade.
Como você pôde ver, a formação de auditores internos para saúde e segurança ocupacional requer um bom conhecimento das normas aplicáveis e, sobretudo, a presença de uma consultoria com conhecimento e experiência em capacitação dessa natureza. À direção da empresa cabe o cuidado de estar atenta em preparar uma equipe bem formada para garantir os melhores resultados.
Conte com uma consultoria especializada
Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.
Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!
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