Existem diferentes razões que levam um trabalhador a precisar se afastar de suas atividades, mas, o resultado é sempre ruim para a empresa e para o próprio colaborador. O afastamento do trabalho precisa ser abordado a partir de suas origens para que possa ser evitado.
Conhecer os prejuízos que podem ser provocados com a sua incidência é importante para situar o gestor quanto à realidade que precisa ser modificada. Ao mesmo tempo, descobrir iniciativas que podem ser adotadas, pode facilitar as coisas.
Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como evitar o afastamento do trabalho.
Por que ocorrem os afastamentos do trabalho?
Todos os anos, centenas de milhares de eventos de afastamento do trabalho são formalmente registrados no país. Essas ocorrências estão relacionadas a diferentes causas, mas algumas, como mostradas a seguir, aparecem com maior incidência:
- Acidentes de trabalho: nesse grupo estão as lesões, cortes, fraturas e outros resultantes especialmente de má utilização de ferramentas e equipamentos, ausência de EPIs adequados ou negligência no seu emprego;
- Dor nas costas: esse parece ser um evento universal, quase sempre resultante de questões ergonômicas e de má postura do colaborador;
- Lesões por esforço repetitivo (LER): são danos provocados na musculatura, nervos e tendões, resultantes de movimentos recorrentes, realizados com frequência em razão do tipo de atividade desenvolvida;
- Saúde mental: nesse campo, têm presença marcante especialmente o estresse e a depressão, esta última como uma das principais causas de afastamento do trabalho.
Que prejuízos trazem para a empresa e seus colaboradores?
A ocorrência de afastamentos do trabalho traz prejuízos tanto para a empresa, como para os colaboradores envolvidos. São principalmente danos financeiros, operacionais e psicossociais. Conheça os mais significativos:
- Perda do trabalho desenvolvido pelo colaborador;
- Necessidade de substituição, quase sempre envolvendo capacitação e treinamento;
- Despesas com encargos e custos sociais pertinentes;
- Perdas salariais;
- Implicações psicossociais relacionadas ao afastamento propriamente.
Como evitar os afastamentos do trabalho?
Os afastamentos se apresentam como uma realidade com diferentes origens e, por essa razão, para evitar sua incidência na empresa, é preciso tomar medidas que atuem sobre essas causas. Nesse sentido, as melhores iniciativas envolvem ações e procedimentos de gestão. Acompanhe!
Invista em segurança do trabalho
A concepção preventiva da segurança do trabalho é capaz de identificar comportamentos de riscos e aqueles existentes no ambiente laboral. A partir daí, os cuidados permitem eliminar ou reduzir significativamente as ocorrências, sobretudo, de acidentes do trabalho.
Garanta os cuidados em saúde ocupacional
As rotinas previstas pela saúde ocupacional se associam à visão preventiva da segurança do trabalho na atenção com a vida dos colaboradores. É preciso que sejam efetivamente garantidas e, desse modo, realizados os exames, avaliações, monitoramentos e programas pertinentes.
Promova ações de valorização dos colaboradores
É princípio universal da Administração, que o maior patrimônio de uma empresa é sua equipe. Assim, é preciso garantir que seus colaboradores sejam valorizados e que percebam essa abordagem e posicionamento da organização quanto à importância que representam.
Implemente um programa de qualidade de vida no trabalho
Programas de qualidade de vida devem ser personalizados para cada empresa e sua realidade. No entanto, apresentam resultados muito significativos no clima organizacional, assim como na saúde e bem-estar dos colaboradores.
Como você pôde ver, o afastamento do trabalho apresenta elevada incidência em praticamente todos os segmentos de atividade e trazem prejuízos vultosos para a empresa e para os trabalhadores. Por sua vez, existem medidas capazes de evitar sua ocorrência em escalas danosas como costuma ocorrer.
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Por que investir em SST?
A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:
- ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
- ✅ Melhora no clima organizacional;
- ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
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Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.
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