Diversas são as medidas preventivas aplicadas em prol da segurança do trabalho e proteção da saúde dos colaboradores de uma empresa. Entre elas, está a elaboração da Permissão de Trabalho, que é um documento presente nas mais variadas Normas Regulamentadoras, e que tem como finalidade garantir a realização das tarefas de alto risco de maneira segura.
Mas, você sabe qual a importância da permissão de trabalho, como elaborá-la e quem são os responsáveis por emiti-la? Então, leia este artigo para descobrir!
O que é Permissão de Trabalho?
A Permissão de Trabalho (PT) é um documento que possibilita o trabalho em ambientes de risco por um tempo determinado. Dessa forma, a empresa garante que apenas os funcionários necessários para a execução do serviço possam ter acesso à área de risco.
Essa medida evita o acesso de terceiros não autorizados, o que reduz o risco de acidentes ou doenças pela exposição aos agentes causadores de risco no ambiente laboral controlado.
Como fazer uma Permissão de Trabalho?
A Permissão de Trabalho serve para direcionar a realização de atividades de alto risco e apresenta informações conforme as etapas do serviço a ser feito pelo colaborador.
A seguir, veja o passo a passo de como elaborá-la:
Antes de começar a atividades
- Visite o local de trabalho e averigue os aspectos que representam perigo para a execução do serviço e para a saúde do trabalhador;
- Faça a análise de risco ainda no ambiente laboral com o auxílio da equipe envolvida na atividade para entender todos os pontos relevantes. Todas as fases do serviço serão apontadas de maneira objetiva com a aferição dos perigos e medidas preventivas que devem ser tomadas;
- Colha a assinatura dos integrantes do time e líderes no verso do formulário;
- Elabore a Permissão de Trabalho em conformidade com o serviço que será desenvolvido.
No decorrer da atividade
- O funcionário precisa assegurar que a área onde o trabalho será executado esteja isolada e sinalizada;
- É preciso respeitar todas as regras definidas na Permissão de Trabalho e qualquer alteração precisa ser imediatamente informada para o responsável pela elaboração do documento;
- A Permissão de Trabalho precisa ficar em local visível para o líder;
- Os procedimentos devem ser lidos em voz alta e a assinatura dos participantes precisam ser colhidas;
- Caso algo dê errado, é necessário que toda a equipe seja informada sobre o problema e medidas preventivas precisam ser tomadas para impedir que a falha ocorra novamente.
Após a atividade
- É preciso realizar uma inspeção-geral, retirando tudo que possa ter restado do serviço, como materiais inflamáveis, lixo, ferramentas, entre outros;
- O responsável pela atividade precisa devolver o formulário para envio ao setor que cuida da segurança do trabalho.
Quem pode emitir a Permissão de Trabalho
Os responsáveis pela emissão da Permissão de Trabalho são os Técnicos ou Engenheiros de Segurança do SESMT, bem como bombeiros da empresa. O requisitante é o responsável por monitorar e supervisionar de maneira contínua o serviço durante a sua realização e, caso mudanças aconteçam, a atividade precisa ser suspensa e o responsável por emitir o documento deve ser imediatamente informado.
Como pode perceber, a Permissão de Trabalho é importante não somente para permitir que um trabalhador realize um serviço específico por tempo determinado, mas, também, é uma medida preventiva que vai contribuir para a manutenção da segurança e saúde dos colaboradores da empresa.
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