O empregador é responsável pela saúde e bem-estar de seus colaboradores, portanto, os transtornos mentais no trabalho são mais um tópico que precisa de atenção.
Segundo dados fornecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas do mundo, com mais de 18 milhões de brasileiros atingidos.
Além da ansiedade, existem ainda outros sintomas das doenças mentais, como o estresse e a depressão.
Diante desse cenário preocupante, surge o questionamento: o que as empresas podem fazer para prevenir e auxiliar seus colaboradores contra os transtornos mentais no trabalho?
Vamos falar mais sobre o assunto em nosso post de hoje, acompanhe:
O que a legislação diz sobre os transtornos mentais no trabalho?
A segurança e garantia de saúde é um direito estabelecido pela Constituição Federal, e, portanto, atinge os trabalhadores formais.
Porém, ainda não existe uma regulamentação consolidada para este assunto, nem na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e nem nas Normas Regulamentadoras (responsáveis por fazer os empregadores cumprirem a CLT).
Mesmo a saúde e segurança do trabalhador sendo de responsabilidade do empregador e a discussão sobre transtornos mentais no trabalho ter ganhado notório crescimento nos últimos anos, ainda não há um parecer definitivo para o assunto.
Apesar de a lei não ter determinações claras sobre o assunto, em 2015 o MERCOSUL emitiu uma declaração sócio-laboral para todos os países associados:
4. Os Estados Partes deverão instituir, manter e fortalecer os serviços de inspeção do trabalho, dotando-os de recursos materiais e legais necessários, para que possibilitem um desempenho efetivo no controle das condições e do meio ambiente de trabalho, para uma proteção adequada da saúde física e psíquica dos trabalhadores.
Além disso, existem propostas tramitando na Câmara dos Deputados que preveem a atualização da NR-17 (Norma Regulamentadora responsável pela ergonomia e segurança do ambiente de trabalho) com medidas de prevenção e gestão de riscos relacionados à saúde mental dos colaboradores.
Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais no trabalho?
Os principais fatores de risco que geram gatilhos de transtornos mentais no trabalho são:
- Assédio (moral e sexual);
- Jornadas de trabalho longas;
- Metas e exigências incoerentes;
- Eventos traumáticos;
- Perseguição de superiores e líderes;
- Intensa competitividade;
- Falta de barreiras entre a vida pessoal e o trabalho.
A rotina dos trabalhadores deve ser acompanhada de perto para evitar a ocorrência dos cenários descritos acima.
Quais sintomas precisam ser observados?
Quando um colaborador está sofrendo com transtornos mentais no trabalho, é possível notar algumas modificações de comportamento, como:
- Agitação no trabalho;
- Negação do sofrimento;
- Tendência a correr riscos desnecessários;
- Isolamento social dentro do ambiente de trabalho;
- Desmotivação;
- Queda na produtividade;
- Absenteísmo.
Além disso, dentro de um cenário mais pessoal, o trabalhador também pode apresentar: fadiga, tensão muscular, distúrbios do sono e irritabilidade.
Quais os tipos mais comuns de transtornos mentais no trabalho?
Existem diversos tipos de transtornos mentais no trabalho, e estão entre os mais comuns:
- Burnout – esgotamento extremo;
- Depressão;
- Transtornos de ansiedade;
- Transtorno bipolar;
- Transtorno de personalidade;
- Neurose;
- Esquizofrenia;
- Suicídio.
O suicídio é um problema de saúde mundial, e o caso extremo de transtornos mentais no trabalho, por isso necessita de atenção e políticas claras de prevenção.
Formas de prevenir os transtornos mentais no trabalho:
Abertura de diálogo
A primeira forma de prevenir os transtornos mentais no trabalho é através do diálogo. É importante dar abertura e oportunidade para os colaboradores conversarem entre si e com profissionais de saúde.
O diálogo pode ajudar os trabalhadores a reconhecerem os seus problemas, detectar gatilhos e gerar identificação com outros colegas.
Gestão de ambiente
Se um dos fatores de risco para os transtornos mentais no trabalho é um ambiente tóxico e tenso, uma das maneiras de evitá-los é criar um ambiente seguro para os colaboradores.
Ações de inclusão e incentivo às diferenças podem fomentar o respeito, sensação de pertencimento e o trabalho em equipe sadio nas empresas.
Alguns valores importantes nesse quesito são:
- Autonomia;
- Liberdade;
- Criatividade;
- Reconhecimento.
Campanhas e suporte médico
Desde 2015, Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio no Brasil, e geralmente as empresas criam programas especiais para discutir sobre o tema.
Nessa data e também em outros momentos ao longo do ano, o empregador pode oferecer materiais educativos e suporte médico aos seus colaboradores, para apoiá-los em quaisquer problemas relacionados à saúde mental.
Nesse artigo, falamos sobre transtornos mentais no trabalho: suas causas, sintomas e maneiras para preveni-los.
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