JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

Segurança do Trabalho: Entenda melhor a função da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA)!

18 de outubro de 2023

Promover um ambiente de trabalho mais seguro é uma das principais obrigações de toda empresa. Um bom exemplo disso é a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, que deve existir em todo negócio. Recentemente, suas atribuições dentro das organizações também foram expandidas.

Cumprir essas obrigações é tanto uma forma de manter-se dentro da lei quanto melhorar o desempenho da sua equipe. Mesmo que você já tenha uma CIPA ativa no modelo antigo em sua empresa, ainda é importante prestar atenção às novas atribuições que ela apresenta.

Acompanhe e veja como funciona a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, quais são suas novas obrigações, sua importância e como cumpri-las.

O que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio?

A CIPA, como também é chamada, é uma comissão dentro da empresa com o objetivo de prevenir acidentes e problemas de saúde no ambiente de trabalho. Ou seja, seus representantes atuam na segurança ocupacional da equipe.

Além disso, com a Lei nº 14.457/22 em vigor, essa comissão também fica responsável pela prevenção do assédio moral e do assédio sexual nas organizações. Entre suas atribuições específicas, estão:

  • Definir e divulgar regras de conduta com relação ao assédio;
  • Fixar procedimentos para lidar com casos de assédio dentro da empresa, tanto em relação à vítima quanto ao assediador e participantes diretos e indiretos;
  • Promover temas de prevenção e combate ao assédio e outras formas de violência dentro da empresa;
  • Realizar ações anuais de capacitação, orientação e sensibilização sobre o tema do assédio e outras formas de violência no trabalho.

Independentemente da lei, essas funções são de grande importância para o negócio. Confira alguns dos principais motivos.

Garantir a segurança dos colaboradores

Como mencionamos, é obrigação da empresa prevenir danos aos seus colaboradores. Dentro da lei atual, isso se aplica tanto a acidentes e doenças quanto a casos de assédio, muitos dos quais impactam o dia a dia de trabalho.

Prevenir abusos de autoridade

Também é fundamental ter medidas para prevenir o uso indevido de poder dentro da hierarquia da empresa, especialmente entre os colaboradores de nível mais elevado.

Evitar processos trabalhistas

Se a empresa não toma uma atitude diante de casos de abuso ou, por negligência, causa danos físicos aos colaboradores, pode incorrer em um processo trabalhista. Algo que causa enorme prejuízo e pode afetar negativamente a imagem perante o mercado.

Como fazer a prevenção de acidentes e de assédio na sua empresa?

O papel da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio é essencial dentro de toda empresa. Veja, a seguir, algumas formas de cumprir suas atribuições.

Tenha um espaço de denúncia

Muitas vítimas de assédio não relatam as agressões por falta de orientação. Para evitar isso, você deve criar canais específicos para denúncias, os quais garantam também o anonimato da vítima, para preservar sua segurança e saúde mental.

Investigue os relatos

Para cada denúncia, sua empresa também deve estabelecer um inquérito e apurar o caso. Fale com testemunhas, revise imagens de câmeras e jamais desconsidere uma denúncia, independentemente de quem acusa ou é acusado.

Não deixe casos de assédio passarem despercebidos

Acima de tudo, toda investigação deve ser concluída e a empresa deve lidar com os resultados. Se um abusador acredita que pode sair impune, há maior risco de que cometa o assédio novamente.

Agora você entende melhor as novas atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio. Seja qual for o porte do seu negócio, é fundamental contar com uma equipe especializada para prevenir danos aos seus colaboradores.

Melhore seu ambiente de trabalho implementando medidas relativas à Saúde e Segurança do Trabalho

Para ajudar a manter a sua empresa regularizada, a AMBRAC é uma empresa especializada em saúde ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Atendemos desde pequenos empreendedores até empresas de grande porte, elaborando projetos personalizados e auxiliando na implantação de sistemas que garantem o bem-estar dos seus colaboradores.

Portanto, agora que você já sabe mais sobre a relação entre segurança do trabalho e produtividade, não deixe de implementar medidas relativas à SST na sua empresa. Se precisar de auxílio para isso, entre em contato com a AMBRAC!

Não deixe de acompanhar os nossos conteúdos aqui no blog!

Se você também deseja ter uma empresa que garanta a segurança dos colaboradores, tornando-os mais saudáveis, engajados e produtivos, entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos!

Seguro é estar presente! #vemserAMBRAC

Conte com uma consultoria especializada

Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.

Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!

Aproveite para entrar em contato com a AMBRAC e descubra todas as soluções que temos para oferecer.

Porque escolher a AMBRAC?

A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.

Estamos dispostos a encontrar as soluções mais ideais e qualificadas em saúde, segurança do trabalho e para o ambiente de trabalho da sua empresa. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.