Existem diversas enfermidades que podem acometer os trabalhadores de uma empresa. Uma delas, incluída recentemente na lista de doenças ocupacionais pela OMS, é a síndrome de burnout, que pode aparecer em trabalhadores de diversas funções e é reflexo de um esgotamento físico e mental no trabalho.
Essa síndrome gera sofrimento psíquico para quem é acometido por esse transtorno, podendo levar também ao comprometimento da saúde do ponto de vista físico e emocional. Além disso, a síndrome de burnout também leva a alterações no rendimento do funcionário, que apresenta, na maioria das vezes, um desempenho insatisfatório dentro da empresa.
Quer saber mais sobre a síndrome de burnout e entender como ela pode influenciar a produtividade? Então continue lendo o nosso post.
O que é a síndrome de burnout?
A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um transtorno psíquico relacionado ao trabalho que tem como principal característica um intenso cansaço físico e mental.
Ela pode se manifestar em indivíduos das mais diversas áreas de atuação, apesar de afetar, majoritariamente, trabalhadores da saúde ou pessoas que lidam com uma grande quantidade de tarefas e cobranças em excesso.
Segundo o ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem dessa síndrome, sendo o Brasil o segundo país mais acometido por esse transtorno no mundo.
Isso pode impactar, inclusive, o PIB do país, uma vez que há queda na produtividade do funcionário, que, quando acometido pelo burnout, não é capaz de realizar todas as atividades da função que desempenha. Com isso, além da perda da produtividade, há um sentimento extremo de frustração e esgotamento em relação ao trabalho.
A síndrome de burnout é uma doença ocupacional?
Quando a síndrome de burnout foi identificada, ela era caracterizada como uma doença de múltiplas causas, podendo ou não ser ligada ao trabalho. Porém, após muitas pesquisas sobre o assunto, foi possível perceber que o burnout estava intimamente ligado a situações adversas de trabalho, o que fez com que a ONU incluísse, em 2022, essa enfermidade na lista de doenças ocupacionais.
Isso quer dizer que, em vez de ser considerada como um transtorno que pode ter variadas causas, ela é tratada como uma doença diretamente ligada ao labor. Mas o que isso significa para a sua empresa?
Entender a síndrome de burnout como uma doença ocupacional significa que, se o seu trabalhador desenvolver esse transtorno, a sua empresa pode ser diretamente responsabilizada, sofrendo processos e tendo que arcar com multas e outras sanções legais. Além disso, vale destacar que fica mais evidente a necessidade de que a sua empresa seja a principal responsável pelo desenvolvimento de estratégias para combater esse problema.
Dessa forma, além de ter a responsabilidade ética de cuidar da saúde dos seus colaboradores e evitar que eles sejam acometidos pelo burnout, agora você também tem uma responsabilidade legal em relação a esse problema. Entender mais sobre as causas e consequências do burnout, assim como sobre as formas de prevenção e tratamento, é uma necessidade urgente para a sua organização.
Quais são as possíveis causas do burnout?
Como você pode perceber, a síndrome de burnout é uma doença ocupacional. Porém, ela pode ter diversas possíveis causas dentro da empresa, tanto relacionadas ao ambiente de trabalho quanto à liderança e atividades realizadas pelo trabalhador. Entender quais são elas é o primeiro passo para a prevenção.
Uma das principais causas da síndrome de burnout é o desgaste mental ligado a atividades de cuidado. Isso significa que trabalhadores que cuidam de outras pessoas, como médicos, enfermeiros ou psicólogos, podem apresentar essa síndrome.
Porém, também há outras causas possíveis para o burnout. Ele pode ser gerado pela sobrecarga de atividades. Afinal, quando um colaborador precisa trabalhar além dos seus limites físicos e mentais para entregar o que é exigido, pode ser que ele se esgote em algum momento, desenvolvendo o burnout. Outra possível causa é exercer atividades que exijam um esforço muito grande com intervalos pequenos para recuperação.
Por fim, vale lembrar que o desgaste também pode vir de relações pouco saudáveis com a liderança e os colegas. Quando o trabalhador se sente muito pressionado ou, até mesmo, sofre com assédio moral relacionado ao seu desempenho, há maiores chances de que ele desenvolva a síndrome de burnout ao longo do tempo.
Quais são os sintomas da síndrome de burnout?
Apesar de nem sempre ser fácil de ser identificado, o burnout possui alguns sinais característicos. Os seus sintomas não são apenas físicos, mas também emocionais e sociais. Conheça alguns dos principais indícios do transtorno:
- Sensação constante de esgotamento físico e mental;
- Mudança brusca de humor;
- Dificuldade de concentração;
- Dor de cabeça;
- Sensação de incapacidade;
No início, os sinais podem ser quase que imperceptíveis. Porém, à medida que o tempo passa, a tendência é que eles se agravem. Dessa forma, é essencial que o burnout seja diagnosticado a tempo, de forma a evitar diversas consequências negativas que esse mal traz para os trabalhadores.
O que a empresa pode fazer a respeito do burnout?
Determinadas ações podem ser realizadas, por parte da empresa, visando prevenir a síndrome de burnout. Veja algumas delas:
- Garantir condições de trabalho satisfatórias;
- Verificar a condição física e emocional dos funcionários constantemente;
- Manter um bom clima organizacional;
- Oferecer capacitação aos funcionários, de forma que saibam como equilibrar a vida pessoal e a profissional;
- Garantir uma liderança saudável dentro da empresa;
- Conversar com os colaboradores, de forma a identificar sobrecarga e estresse antecipadamente;
- Evitar a sobrecarga de trabalho em todas as funções;
- Oferecer assistência em saúde, tanto física quanto emocional, para garantir um bom estado de saúde do time;
- Buscar meios de identificar colaboradores com burnout e oferecer o tratamento profissional adequado.
Como você pode perceber, a síndrome de burnout é uma doença ocupacional que pode trazer graves consequências, tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Dessa forma, é essencial que você entenda como funciona esse transtorno e quais são as suas causas para, a partir disso, buscar meios de proteger os seus colaboradores.
É essencial que a organização busque maneiras de reduzir os fatores de risco no local, adotando medidas que possam ser úteis. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a implementar uma política de prevenção ao burnout na empresa!
Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!
Conte com a AMBRAC para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável
Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma prioridade estratégica para qualquer empresa. Um ambiente de trabalho seguro, além de cumprir com as exigências legais, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.
A AMBRAC é especialista em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão do eSocial. Atuamos com excelência no apoio a empresas de todos os portes, desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Nossos projetos são personalizados para atender às particularidades de cada cliente, garantindo a saúde dos colaboradores e o pleno cumprimento das obrigações legais.
Por que investir em SST?
A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:
- ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
- ✅ Melhora no clima organizacional;
- ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
- ✅ Cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.
Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.
Conte com uma consultoria especializada
Para alcançar os melhores resultados, o ideal é contar com uma consultoria experiente. A AMBRAC oferece soluções completas, que vão desde o diagnóstico e planejamento até a implantação de programas e sistemas de gestão da saúde ocupacional. Nossa equipe está preparada para atuar de forma próxima e personalizada.
Por que escolher a AMBRAC?
- ✅ Experiência comprovada em diversos setores da economia;
- ✅ Equipe técnica qualificada, com médicos, engenheiros e especialistas em SST;
- ✅ Atendimento consultivo, com foco em soluções práticas e eficazes;
- ✅ Infraestrutura moderna e processos alinhados com as exigências do eSocial.
Acreditamos que segurança é estar presente. E presença se faz com cuidado, escuta e ação. Nossa missão é promover um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo, com serviços de qualidade e atendimento de excelência.
Entre em contato com a AMBRAC!
Se você deseja transformar o ambiente da sua empresa e garantir mais saúde, engajamento e segurança para sua equipe, fale com a AMBRAC! Nossa equipe comercial está pronta para te atender e apresentar as melhores soluções.
📞 Solicite um orçamento agora mesmo. Fale com nossos especialistas e receba uma avaliação gratuita e a melhor proposta do mercado.
👉 WhatsApp: (61) 3226-0061
👉 E-mail: atendimento@ambrac.com.br
👉 Facebook: clique aqui
👉 Instagram: clique aqui
👉 Linkedin: clique aqui
Invista em saúde ocupacional. Invista em pessoas.