JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

eSocial: Como enviar o evento S-2210 (CAT)? Confira o passo a passo

27 de junho de 2023

Desde junho de 2021, por meio da Portaria SEPRT/ME nº 4.334 — que alterou a forma de comunicar os acidentes de trabalho —, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deve ser feita por meio digital. O documento deve ser formalizado, a depender do caso, pelo eSocial ou no site da Previdência Social.

No eSocial, a CAT deve ser registrada em casos que envolvam diretamente o empregador e empregados. Já em casos que há falta de comunicação do acidente de trabalho por parte da empresa, o próprio acidentado, entidade sindical competente, médico ou qualquer autoridade pública pode formalizá-la através do site da Previdência Social.

As orientações para preenchimento da CAT estão disponíveis no Manual de Orientação do eSocial e site da Previdência Social. No entanto, veja abaixo um passo a passo criado pela AMBRAC para te auxiliar com o preenchimento da CAT:

Manual de Inscrição da CAT

Os campos sinalizados com asteriscos são de preenchimento obrigatório*

Data e tipo do acidente*

Como o nome já diz, neste item deve ser adicionado a data do acidente. É fundamental adicionar uma data válida, igual ou anterior à data atual e igual ou posterior à data de admissão do trabalhador e à data de início da obrigatoriedade deste evento para o empregador no eSocial.

Se o tipo de CAT for igual a “2 – Reabertura” ou “3 – Comunicação de óbito”, deve ser informado a data igual ao preenchido no evento de CAT anterior, quando informado o número do recibo da CAT de origem.

Também é necessário informar o tipo de acidente de trabalho, conforme as opções disponíveis, sendo elas: típico; doença; ou trajeto.

Hora do acidente e horas trabalhadas*

É importante informar a hora do acidente de trabalho, no formato HHMM, como por exemplo, 12:00.

Se o tipo de CAT for igual a “2 – Reabertura” ou “3 – Comunicação de óbito”, deve ser informado hora igual ao preenchido no evento de CAT anterior, quando informado o número do recibo da CAT de origem.

As horas trabalhadas antes da ocorrência do acidente também devem estar no formato HHMM. O preenchimento deste campo é obrigatório se o tipo de acidente de trabalho for igual a “1 – Típico”.

Tipo de CAT*

É necessário colocar o tipo de CAT nessa opção, sendo eles: inicial; reabertura;

e comunicação de óbito.

Caso de óbito*

É preciso informar houve óbito do trabalhador. Se o tipo de CAT for igual a “3 – Comunicação de óbito”, o campo deverá sempre ser preenchido com “S – Sim”. E se a CAT for igual a “2 – Reabertura”, o campo deverá sempre ser preenchido com “N – Não”.

Além disso, é solicitado a data de óbito do trabalhador. A data deve ser igual ou posterior a data do acidente e igual ou anterior à data atual. A data é obrigatória apenas em casos de óbito.

Autoridade policial*

Solicita-se informar, de forma simples (Sim ou Não), se houve comunicação do acidente à autoridade policial.

Situação geradora do acidente ou doença profissional*

Preencher com o código da situação geradora do acidente ou da doença profissional, conforme previsto na “Tabela 15 – Agente Causador/ Situação Geradora de Doença Profissional ou do Acidente de Trabalho” do eSocial.

Iniciativa da CAT*

Solicita-se o preenchimento de qual ou de quem foi a iniciativa de emissão da CAT, conforme as opções, sendo elas: empregador; ordem judicial; ou determinação de órgão fiscalizador.

Observação

Neste campo, é possível preencher com informações adicionais sobre a CAT ou acidente de trabalho relatado.

Local do Acidente

Tipo e especificação do local do acidente*

É necessário informar o local do acidente de trabalho, conforme as opções estabelecidas, sendo elas: estabelecimento do empregador no Brasil; estabelecimento do empregador no exterior; estabelecimento de terceiros onde o empregador presta serviços; via pública; área rural; embarcação; ou outros.

Além disso, solicita-se informar o local do acidente de trabalho, como por exemplo, pátio, rampa de acesso, posto de trabalho, entre outros.

Logradouro*

No caso do logradouro (praças, jardins, hortos), se informado, deve ser um código válido e existente na “Tabela 20 – Tipos de Logradouro” do eSocial. Também é desejável descrever o logradouro. Se não houver número a ser informado, preencher com “S/N”.

Em caso de complementos, informar. Esta etapa é a única com preenchimento facultativo em logradouro.

Nome do bairro/distrito e CEP

Preencher o nome do bairro/distrito. Informar também o Código de Endereçamento Postal (CEP). Se preenchido, é indicado informar apenas com números, com 8 (oito) posições.

Este campo é de preenchimento se o “Tipo de local do acidente” informado for igual a “1 – Estabelecimento do empregador no Brasil”, “3 – Estabelecimento de terceiros onde o empregador presta serviços” ou “5 – Área rural”.

Não preencher se o “Tipo de local do acidente” informado for igual a “2 – Estabelecimento do empregador no exterior”.

Código do município e UF

Preencher com o código do município, conforme previsto na tabela do IBGE.

Este campo é de preenchimento obrigatório se o “Tipo de local do acidente” informado for igual a: “1 – Estabelecimento do empregador no Brasil”, “3 – Estabelecimento de terceiros onde o empregador presta serviços”, “4 – Via pública” e “5 – Área rural”.

Não preencher se o “Tipo de local do acidente” informado for igual a “2 – Estabelecimento do empregador no exterior”.

Já em UF, preencher com a sigla da Unidade da Federação (UF). Este campo é de preenchimento obrigatório se o “Tipo de local do acidente” informado for igual a: “1 – Estabelecimento do empregador no Brasil”, “3 – Estabelecimento de terceiros onde o empregador presta serviços”, “4 – Via pública” ou “5 – Área rural”.

Não preencher se o “Tipo de local do acidente” informado for igual a “2 – Estabelecimento do empregador no exterior”.

Código do país

Preencher com o código do país, conforme disposto na “Tabela 06 – Países” do eSocial.

O preenchimento é obrigatório se o “Tipo de local do acidente” informado for igual a “2 – Estabelecimento do empregador no exterior”. Não preencher nos demais casos.

Identificação do local onde ocorreu o acidente

Tipo e número de inscrição*

Preencher com o código correspondente ao tipo de inscrição do local onde ocorreu o acidente ou a doença ocupacional, conforme “Tabela 05 – Tipos de Inscrição” do eSocial.

  • Valores válidos: “1 – CNPJ”, “3 – CAEPF” e “4 – CNO”.

Informe o número de inscrição do estabelecimento, de acordo com o tipo de inscrição indicado no campo anterior (Tipo de Inscrição). Se o acidente ou a doença ocupacional ocorreu em local onde o trabalhador presta serviços, deve ser um número de inscrição pertencente à contratante dos serviços.

Detalhamento da parte atingida

Parte atingida*

Colocar o código correspondente à parte atingida, conforme disposto na “Tabela 13 – Parte do corpo atingida” do eSocial.

Lateralidade*

Lateralidade da(s) parte(s) atingida(s), conforme as opções listadas, sendo elas: 0 – Não aplicável; 1 – Esquerda; 2 – Direita; 3 – Ambas.

Nos casos de órgãos bilaterais, ou seja, que se situam dos lados do corpo, assinalar o lado (direito ou esquerdo). Por exemplo: Caso o órgão atingido seja braço, apontar qual foi o atingido (braço direito, braço esquerdo ou ambos).

Se o órgão atingido é único (como, por exemplo, a cabeça), assinalar este campo como não aplicável.

Detalhamento do agente causador

Agente causador do acidente*

Informar o código correspondente ao agente causador do acidente, conforme disposto na “Tabela 14 – Agente Causador do Acidente de Trabalho” ou na “Tabela 15 – Agente Causador / Situação Geradora de Doença Profissional ou do Acidente de Trabalho”.

Atestado Médico

Data e hora do atendimento*

É solicitado informar a data do atendimento. Deve ser uma data igual ou posterior a data do acidente e igual ou anterior à data atual, bem como a hora do atendimento, no formato HHMM.

Internação*

Solicita-se informar, de forma simples (Sim ou Não) se houve internação.

Tratamento e afastamento do trabalho*

É necessário colocar a duração do tratamento, em dias.

Colocar também se houve ou não indicativo de afastamento do trabalho durante o tratamento. No caso de óbito, o campo deve ser preenchido com “N – Não”.

Descrição da Natureza da lesão*

Preencher com a descrição da natureza da lesão, conforme disposto na “Tabela 17 – Descrição da Natureza da Lesão” do eSocial.

Descrição complementar da lesão

Se necessário, preencher com a descrição complementar da lesão.

Diagnóstico provável

Preencher com a descrição do diagnóstico provável.

Código CID*

Informar o código da tabela de Classificação Internacional de Doenças (CID). Deve ser preenchido com caracteres alfanuméricos, conforme opções constantes na tabela CID.

Observação

Se necessário, preencher com informações adicionais sobre o atestado médico.

Médico/Dentista que emitiu o atestado

Nome do profissional*

Informe o nome do médico/dentista que emitiu o atestado.

Órgão de classe*

É preciso indicar o órgão de classe do profissional, conforme as opções listadas, sendo elas: 1 – Conselho Regional de Medicina – CRM; 2 – Conselho Regional de Odontologia – CRO; 3 – Registro do Ministério da Saúde – RMS.

Número de inscrição*

É necessário colocar o número de inscrição no órgão de classe.

UF*

Informar a sigla da Unidade Federativa (UF) do órgão de classe.

Grupo que indica a CAT anterior, no caso de CAT de reabertura ou de comunicação de óbito

Número do recibo da CAT

É necessário informar o número do recibo da última CAT referente ao mesmo acidente/doença relacionada ao trabalho, nos casos: a) de CAT de reabertura; b) de óbito, quando houver CAT anterior.

Deve corresponder ao número do recibo do arquivo relativo à última CAT informada anteriormente, pertencente ao mesmo contrato, desde que o campo “Houve óbito?” da última CAT informada seja igual a “N – Não”.

Portanto, este campo é de preenchimento obrigatório nos casos de CAT de reabertura e/ou de óbito, quando houver CAT anterior.

Quando a data do acidente for anterior à data de obrigatoriedade do empregador ao envio deste evento, a CAT de reabertura e/ou de óbito não devem ser informadas ao eSocial, mantendo-se o procedimento realizado na emissão da CAT original.

Consulta da CAT no eSocial

É gerado pelo próprio sistema do eSocial o número de recibo do evento, ou seja, número da CAT, após o envio de todas as informações.

A CAT pode ser consultada pelo empregador e empregado no próprio site da Previdência Social. Para isso, acesse aqui e forneça o número de recibo do evento no eSocial (número da CAT).

Empregadores também podem consultar a CAT e os demais dados transmitidos no próprio site do eSocial, bem como realizar o download de todos os eventos transmitidos no formato XML.

As empresas que utilizam softwares específicos de segurança e saúde no trabalho para enviar os eventos de SST, também podem consultar a CAT através deles.

Imprimir a CAT no eSocial

Conforme o §1º do artigo 22 da Lei nº 8.213/91, o empregador deve entregar uma cópia fiel da CAT ao acidentado ou seus dependentes ao sindicato a que corresponda a sua categoria.

O envio da CAT no eSocial é realizado através do auxílio de softwares de SST ou diretamente no Portal do eSocial. Em ambos os casos, após o preenchimento e envio dos dados no eSocial é possível realizar a impressão da comunicação disponibilizada pelo sistema.

Além disso, tanto o empregador quanto o empregado podem imprimir a CAT no site da Previdência Social. Para isso, acesse aqui e forneça o número de recibo do evento no eSocial (número da CAT).

A AMBRAC pode orientar você

Se você, assim como a AMBRAC, acredita na importância de promover ambientes de trabalhos mais seguros e saudáveis, esperamos que você compreenda a importância de emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) quando for necessário.

Nossa equipe já está devidamente treinada e com sistemas enquadrados para cuidar e zelar pela saúde e bem-estar de seus colaboradores. Para mais informações sobre a CAT, entrar em contato com a AMBRAC.

Conte com uma consultoria especializada

Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.

Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!

Aproveite para entrar em contato com a AMBRAC e descubra todas as soluções que temos para oferecer.

Porque escolher a AMBRAC?

A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.

Estamos dispostos a encontrar as soluções mais ideais e qualificadas em saúde, segurança do trabalho e para o ambiente de trabalho da sua empresa. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.