Os Programas de Prevenção ao Abuso de Álcool e Drogas (PPAADs) são adotados por empresas que desejam evitar o consumo de substâncias psicoativas em situações profissionais para identificar e intervir precocemente em situações de risco. Por meio das ações e informações desenvolvidas pelo programa, é possível reduzir acidentes de trabalho, diminuir o custeio da saúde e melhorar a imagem da empresa no mercado.
Neste post, você vai entender o que é o PPAAD, sua importância, como desenvolvê-lo e implementá-lo na empresa. Basta continuar a leitura para ter um panorama sobre esse assunto.
Quais são os perigos do abuso dessas substâncias?
Quando o uso de álcool ou outras drogas provoca dependência, ou seja, o indivíduo passa a consumir uma quantidade cada vez mais elevada para se satisfazer, diversas consequências podem ser identificadas, por exemplo:
- Perda de produtividade no trabalho;
- Aumento da ocorrência de faltas e atrasos no trabalho;
- Maior risco de acidentes em casa ou no trabalho;
- Falta de paciência ou de cuidados com os filhos;
- Elevação do risco de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
- Brigas em casa devido ao abalo na estrutura familiar.
Também existem os problemas associados aos efeitos das substâncias no organismo, que podem incluir:
- Doenças cardíacas;
- Taquicardia;
- Hipertensão;
- Dificuldade na fala;
- Falta de atenção;
- Perda de memória;
- Doenças respiratórias;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Perda de apetite;
- Perda dos reflexos;
- Irritação;
- Isolamento;
- Fraqueza;
- Tremores;
- Dor de cabeça;
- Sudorese;
- Náuseas e vômitos;
- Convulsões;
- Lesões cerebrais;
- Alucinações;
- Overdose;
- Coma;
- Morte.
Após entender os perigos do consumo em excesso dessas substâncias, é necessário compreender como prevenir o problema no ambiente laboral.
Como desenvolver Programas de Prevenção ao Abuso de Álcool e Drogas (PPAADs)?
Como já foi dito, o uso de álcool e demais drogas gera impacto direto no exercício das atividades laborais, como a diminuição da produtividade e desempenho, absenteísmo, aumento da rotatividade, problemas de relacionamento interpessoal, bem como danos à saúde e segurança do colaborador.
Ao verificar essas situações, é indispensável abordar o tema dentro da empresa. Isso porque, para prevenir esse problema no ambiente de trabalho, é preciso entender como o uso dessas substâncias pode afetar a saúde dos trabalhadores. Além disso, é fundamental conhecer as práticas adequadas para mantê-los protegidos e conscientes sobre as suas consequências.
Estimular esse hábito preventivo vai contribuir para a qualidade de vida de todos dentro da organização, mas também em suas vidas pessoais. Assim, é interessante implementar práticas para alertar os colaboradores sobre os riscos à saúde e à vida social, bem como orientá-los para que sejam capazes de adotar comportamentos preventivos em suas residências.
Os Programas de Prevenção ao Abuso de Álcool e Drogas no local de trabalho são, na maioria das vezes, compostos de múltiplas fases. Entre elas, podemos citar:
- As políticas de intervenção;
- O aconselhamento;
- O encaminhamento para tratamento.
Os métodos podem incluir:
- Áudios;
- Discussões em grupo;
- Fóruns para troca de experiências;
- Dramatizações;
- Mensagens eletrônicas;
- Mensagens em demonstrativos de pagamentos;
- Palestras;
- Panfletos;
- Pôsteres;
- Vídeos.
Um bom programa de prevenção é desenvolvido com a participação de todas as partes interessadas, tais como empregador, gerência e funcionários. Além disso, é imprescindível ter uma comunicação transparente e garantia de confidencialidade para os funcionários envolvidos.
Quais são os benefícios de implementar um PPAAD?
Implementar ações preventivas no ambiente de trabalho concretiza a função social da empresa. Afinal, essa atitude demonstra a possibilidade de prevenção ao abuso de álcool e drogas junto à sociedade, proporcionando saúde e segurança para o trabalhador.
Alguns dos pontos mais positivos para os trabalhadores são:
- A obtenção de informações adequadas sobre as drogas e os seus efeitos;
- A cooperação em ações de promoção da saúde e segurança no trabalho;
- A possibilidade de reflexão e de auxílio profissional para mudança do estilo de vida.
Além de suscitar reflexões relacionadas ao assunto, esses programas trazem vantagens. Podemos citar como exemplo a diminuição dos acidentes de trabalhos, a redução de custos relacionados à saúde e à segurança e mais comprometimento por parte dos trabalhadores — isso sem falar no consequente aumento da produtividade e melhoria da qualidade de vida.
O que pode e o que deve ser feito ao identificar um colaborador com esse problema?
As pessoas com problema de abuso de álcool ou de drogas devem contar com aconselhamento, tratamento e assistência no retorno ao trabalho.
Uma dúvida comum é se é possível demitir um funcionário quando diagnosticado o seu envolvimento com as drogas. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) autoriza a rescisão do contrato de trabalho por justa causa em caso de embriaguez habitual ou em serviço.
No entanto, o Judiciário reconhece o alcoolismo e o consumo pesado de outras drogas como doença, e por isso eles carecem de tratamento. Assim sendo, é recomendado à empresa o encaminhamento desse empregado para serviços especializados.
É essencial considerar que Programas de Prevenção ao Abuso de Álcool e Drogas precisam ser direcionados ao conjunto de trabalhadores com o propósito de mantê-los saudáveis.
Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!
Conte com a AMBRAC para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável
Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma prioridade estratégica para qualquer empresa. Um ambiente de trabalho seguro, além de cumprir com as exigências legais, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.
A AMBRAC é especialista em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão do eSocial. Atuamos com excelência no apoio a empresas de todos os portes, desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Nossos projetos são personalizados para atender às particularidades de cada cliente, garantindo a saúde dos colaboradores e o pleno cumprimento das obrigações legais.
Por que investir em SST?
A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:
- ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
- ✅ Melhora no clima organizacional;
- ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
- ✅ Cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.
Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.
Conte com uma consultoria especializada
Para alcançar os melhores resultados, o ideal é contar com uma consultoria experiente. A AMBRAC oferece soluções completas, que vão desde o diagnóstico e planejamento até a implantação de programas e sistemas de gestão da saúde ocupacional. Nossa equipe está preparada para atuar de forma próxima e personalizada.
Por que escolher a AMBRAC?
- ✅ Experiência comprovada em diversos setores da economia;
- ✅ Equipe técnica qualificada, com médicos, engenheiros e especialistas em SST;
- ✅ Atendimento consultivo, com foco em soluções práticas e eficazes;
- ✅ Infraestrutura moderna e processos alinhados com as exigências do eSocial.
Acreditamos que segurança é estar presente. E presença se faz com cuidado, escuta e ação. Nossa missão é promover um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo, com serviços de qualidade e atendimento de excelência.
Entre em contato com a AMBRAC!
Se você deseja transformar o ambiente da sua empresa e garantir mais saúde, engajamento e segurança para sua equipe, fale com a AMBRAC! Nossa equipe comercial está pronta para te atender e apresentar as melhores soluções.
📞 Solicite um orçamento agora mesmo. Fale com nossos especialistas e receba uma avaliação gratuita e a melhor proposta do mercado.
👉 WhatsApp: (61) 3226-0061
👉 E-mail: atendimento@ambrac.com.br
👉 Facebook: clique aqui
👉 Instagram: clique aqui
👉 Linkedin: clique aqui
Invista em saúde ocupacional. Invista em pessoas.