JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

AMBRAC: Impactos NEGATIVOS da Jornada Excessiva de Trabalho?

3 de fevereiro de 2023

No mercado de trabalho atual e bastante competitivo, o bom e velho emprego das nove às cinco parece algo raro. Os recrutadores de hoje deixam claro que, embora não esteja declarado no contrato, ficar no trabalho depois do horário programado é algo que geralmente é muito valorizado pelos gestores. Porém, devido às consequências da jornada excessiva de trabalho, é essencial resguardar o bem-estar do funcionário.

Não podemos deixar de falar que a legislação trabalhista determina vários limites com relação à jornada de trabalho, e que eles, se mal administrados, são motivos de frequentes processos trabalhistas. A CLT determina, por exemplo, o limite máximo de duas horas extras diárias, o que constantemente não é cumprido pelas organizações, criando uma enorme quantidade de processos na justiça.

Neste post, falaremos sobre as consequências e riscos desse cenário para o empregador. Boa leitura!

Consequências jurídicas para o empregador

A jornada de trabalho jamais pode afetar a saúde do colaborador, assim como diminuir sua qualidade de vida ou fazer com que ele perca o convívio familiar e social, sendo necessário que a empresa esteja atenta, inclusive fazendo uso de sanções autorizadas por lei, como suspensões e advertências, a fim de que se cumpra a jornada de trabalho que está em contrato.

De acordo com a legislação trabalhista vigente, a regra determina um período de trabalho de 8 horas por dia e 44 horas por semana no máximo — conforme o artigo 58 da CLT —, com algumas exceções.

Já no artigo 59 da CLT, a duração do trabalho poderá sofrer acréscimo de horas suplementares, não excedendo 2 horas, mas essa possibilidade apenas pode acontecer caso haja um acordo escrito entre trabalhador e empregador ou, ainda, por meio do contrato coletivo de trabalho.

Baixa produtividade do empregado

Trabalhar horas extras afeta o desempenho e a produtividade dos funcionários de maneira negativa. Muito trabalho leva ao estresse e à fadiga, causando uma queda nas habilidades cognitivas. Obviamente, esse declínio levará a uma baixa na produtividade, pois o funcionário demorará mais para realizar sua tarefa.

O fato é que a produtividade cai imediatamente após o início das horas extras e continua caindo, até que, aproximadamente em 8 semanas de 60 horas, o trabalho total realizado é o mesmo que teria sido feito em 8 semanas de 40 horas.

Conflitos em relações pessoais e de trabalho

Longas jornadas de trabalho tomam nosso tempo para a vida social. O relacionamento com os entes queridos pode ser prejudicado. Além disso, o estresse do excesso de trabalho não é saudável para nenhum membro da equipe. Ele deixa a pessoa irritada e com menos concentração.

Todos nós sabemos que precisamos de um descanso adequado, a fim de que seja possível um melhor relacionamento com o resto do time. A questão é que um gestor não quer um funcionário estressado ou emocionalmente instável, devido ao fato de estar exausto.

Impactos negativos na saúde física e mental do empregado

Horas extras excessivas podem levar ao absenteísmo, resultado de problemas de saúde, fadiga ou funcionários simplesmente precisando de uma folga do trabalho. Frequentemente, as ausências precisam ser cobertas por funcionários substitutos, muitas vezes trabalhando horas extras e perpetuando o problema.

Trabalhar muitas horas pode definitivamente prejudicar a saúde física do funcionário, mas não é aí que terminam os efeitos negativos. De acordo com pesquisas, longas jornadas de trabalho têm a mesma probabilidade de afetar a saúde mental e provavelmente estão relacionadas a menos tempo para relaxar e dormir.

Por mais que o “ditado popular” possa dizer que trabalhar duro é sempre a melhor forma de obter resultados, não precisa ser exatamente assim. Agora que você já conhece as consequências da jornada excessiva de trabalho, o próximo passo é encontrar um equilíbrio.

A verdade é que é muito importante ter a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, e a redução ou otimização da jornada ligada à saúde traz muitos benefícios para a empresa.

Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!

Conte com a AMBRAC para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável

Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma prioridade estratégica para qualquer empresa. Um ambiente de trabalho seguro, além de cumprir com as exigências legais, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.

A AMBRAC é especialista em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão do eSocial. Atuamos com excelência no apoio a empresas de todos os portes, desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Nossos projetos são personalizados para atender às particularidades de cada cliente, garantindo a saúde dos colaboradores e o pleno cumprimento das obrigações legais.

Por que investir em SST?

A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:

  • ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
  • ✅ Melhora no clima organizacional;
  • ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
  • ✅ Cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.

Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.

Conte com uma consultoria especializada

Para alcançar os melhores resultados, o ideal é contar com uma consultoria experiente. A AMBRAC oferece soluções completas, que vão desde o diagnóstico e planejamento até a implantação de programas e sistemas de gestão da saúde ocupacional. Nossa equipe está preparada para atuar de forma próxima e personalizada.

Por que escolher a AMBRAC?

  • ✅ Experiência comprovada em diversos setores da economia;
  • ✅ Equipe técnica qualificada, com médicos, engenheiros e especialistas em SST;
  • ✅ Atendimento consultivo, com foco em soluções práticas e eficazes;
  • ✅ Infraestrutura moderna e processos alinhados com as exigências do eSocial.

Acreditamos que segurança é estar presente. E presença se faz com cuidado, escuta e ação. Nossa missão é promover um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo, com serviços de qualidade e atendimento de excelência.

Entre em contato com a AMBRAC!

Se você deseja transformar o ambiente da sua empresa e garantir mais saúde, engajamento e segurança para sua equipe, fale com a AMBRAC! Nossa equipe comercial está pronta para te atender e apresentar as melhores soluções.

📞 Solicite um orçamento agora mesmo. Fale com nossos especialistas e receba uma avaliação gratuita e a melhor proposta do mercado.

👉 WhatsApp: (61) 3226-0061
👉 E-mail: atendimento@ambrac.com.br
👉 Facebook: clique aqui
👉 Instagram: clique aqui
👉 Linkedin: clique aqui

Invista em saúde ocupacional. Invista em pessoas.

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.