JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

Segurança do Trabalho: O que é World Class Manufacturing (WCM) e como aplica na sua empresa

2 de agosto de 2023

O World Class Manufacturing (WCM) é um modelo ou sistema que reúne os princípios e práticas para gerir todos os processos operacionais de uma empresa. A partir dele, temos informações lógicas para estruturar as atividades industriais e produzir ambientes de excelência.

A ideia é que, após a implementação do modelo, a empresa alcance o nível da manufatura de classe mundial. Pois, as orientações ajudam a percorrer o GAP de competitividade entre o seu negócio e as empresas mais bem-sucedidas do mercado.

Logo abaixo, reunimos os pontos principais para você entender o WCM e ir atrás das melhores práticas para sua empresa. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é WCM?

O World Class Manufacturing (WCM) funciona como um modelo de trabalho. De forma didática, ele diz o que a sua empresa precisa fazer para ganhar competitividade, em diferentes frentes de atuação.

Em sua origem, o sistema foi elaborado pelo Dr. Hajime Yamashina a pedido do grupo Fiat. Em meados dos anos 2000, a empresa buscava um modelo de trabalho compatível com suas características, o que já era perseguido por outras empresas ocidentais desde o surgimento do sistema Toyota nos anos 80.

Nesse contexto, o WCM foi elaborado com inspiração nos conceitos do Lean, principalmente com o objetivo de promover a melhoria contínua. No entanto, houve uma mudança significativa nas práticas de detalhamento dos processos de transformação da empresa.

Quais são os princípios?

A característica mais importante do World Class Manufacturing (WCM) é a divisão em pilares técnicos e gerenciais. Os pilares técnicos representam as áreas essenciais de intervenção na empresa, que juntas sustentam o modelo de trabalho:

  • Segurança;
  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Controle de qualidade;
  • Depuração de custos;
  • Logística e serviços para o consumidor;
  • Melhoria focada;
  • Gestão Antecipada de Equipamentos;
  • Manutenção autônoma;
  • Manutenção planejada;
  • Organização do local de trabalho.

Já os pilares gerenciais, são as posturas e comportamentos que orientam a implementação do WCM: 

  • Envolvimento da alta administração;
  • Objetivos claros;
  • Roadmap do WCM;
  • Alocação de pessoas qualificadas nas áreas-modelo;
  • Comprometimento de toda a organização;
  • Competência organizacional por meio da melhoria contínua;
  • Tempo e recursos financeiros;
  • Nível de detalhamento;
  • Nível de expansão;
  • Motivação dos operadores.

Perceba que o WCM procura ser bastante didático em relação às atividades. Por isso, além dos princípios mencionados, os pilares técnicos são divididos em 7 passos de implementação, cada um, sendo um modelo replicável para construir uma operação competitiva.

Como é o processo de implementação?

Em relação aos passos, embora cada pilar técnico tenha seus próximos degraus, o que eles têm em comum, são as suas utilizações para escalar três níveis:

  • Reativo: Lidar com problemas e danos atuais;
  • Preventivo: Minimizar riscos e antecipar problemas;
  • Proativo: Agir para promover a melhoria continuamente.

Como exemplo, podemos avaliar o pilar da segurança do trabalho, que é considerado o mais importante. Os passos são os seguintes:

  • Objetivo: Zero acidentes;
  • Passo 0: Atividades de preparação;
  • Passo 1: Analisar acidentes e investigar causas;
  • Passo 2: Planejar contramedidas e expandir;
  • Passo 3: Fixar padrões iniciais de segurança;
  • Passo 4: Qualificar para realizar inspeções gerais;
  • Passo 5: Qualificar para realizar inspeções autônomas;
  • Passo 6: Definir padrões autônomos de segurança;
  • Passo 7: Sistema de segurança implementado.

Aqui, os passos 0 e 1 visam a reação, entendendo o histórico de acidentes. A seguir, são trabalhados as etapas de prevenção, entre 2 e 5, em que o objetivo é evitar as ocorrências.

Por fim, os passos 6 e 7 são proativos, até mesmo, com a ideia dos próprios colaboradores se comprometerem com as práticas de segurança, como uso de EPIs e atenção durante o trabalho.

As técnicas que podem ser utilizadas na implementação dos passos são incontáveis. Tudo dependerá do objetivo e do passo em que o pilar está.

Como o conceito ajuda as empresas?

Pelo que vimos até aqui, o papel do WCM é oferecer um caminho lógico de desenvolvimento dos pilares técnicos. Ao se aprofundar no tema, você saberá, em cada uma dos setores da sua operação, o que precisa ser feito para que eles se tornem mais competitivos.

Aqui na AMBRAC, podemos contribuir com o pilar mais importante para sua empresa, a segurança, a qual é considerada um requisito para todas as empresas.

Assim, para alcançar o objetivo de zero acidentes, oferecemos uma equipe de profissionais habilitados e capacitados para a gestão dos riscos operacionais e ambientais. Com a tecnologia ao nosso favor, é possível implementar um programa de gerenciamento de riscos adequado às normas regulamentares, bem como seguir o passo a passo, até ter um sistema de segurança proativo.

Sendo assim, você poderá reunir as ferramentas necessárias para aplicar a World Class Manufacturing (WCM), iniciando pelo pilar da segurança. Depois, poderá continuar o progresso em direção a competitividade das demais áreas da operação, minimizando os riscos operacionais e ambientais.

Conte com uma consultoria especializada

Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.

Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!

Aproveite para entrar em contato com a AMBRAC e descubra todas as soluções que temos para oferecer.

Porque escolher a AMBRAC?

A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.

Estamos dispostos a encontrar as soluções mais ideais e qualificadas em saúde, segurança do trabalho e para o ambiente de trabalho da sua empresa. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.