JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

Segurança do Trabalho: Entenda a diferença entre AEP e AET

25 de abril de 2023

A ergonomia é um campo de estudo muito importante hoje em dia. A forma como diferentes móveis e espaços são pensados afeta vários aspectos da vida cotidiana, a saúde de seus usuários, eficiência, entre outros pontos.

Isso é especialmente importante nas empresas, onde funcionários passam a maior parte do dia. Por isso, inspeções como AEP e AET são obrigatórias. Mas você sabe a diferença entre as duas?

Entender o propósito de cada uma e como elas são aplicadas é muito importante para o planejamento do seu negócio. Além de ajudarem a manter o ambiente de trabalho dentro das restrições da lei, também contribuem para melhorar a qualidade de vida da equipe.

Acompanhe e entenda melhor a diferença entre AEP e AET.

O que é AET?

AET é a abreviação de Análise Ergonômica do Trabalho. Trata-se de um procedimento obrigatório, estabelecido por lei, com o objetivo de analisar se a ergonomia das instalações e mobiliário de uma empresa está de acordo com as normas regulamentadoras.

Para isso, é realizada uma inspeção detalhada em todo o negócio, utilizando diversos instrumentos para traçar uma análise bem completa. Com base nesses dados, a empresa pode ser aprovada e liberada para atuar, ou pode requerer algumas mudanças e uma nova avaliação.

O que é AEP?

AEP é a abreviação de Análise Ergonômica Provisória, que é uma modalidade mais recente. Ela entrou em vigor em janeiro de 2022, com a NR 17, com o intuito de simplificar a verificação de ergonomia nas empresas.

A principal diferença entre AEP e AET é que a nova modalidade permite que a decisão técnica seja tomada com menos informações coletadas. Ela ainda deve seguir o mesmo rigor, mas nem sempre é necessário verificar todos os detalhes possíveis.

Quando ocorre a AEP e AET?

A princípio, o avaliador pode realizar apenas a AEP e definir que está tudo em ordem. Não há uma regra fixa para quando a AET precisa ser realizada para complementar o diagnóstico. Como resultado, essa decisão depende principalmente da observação do técnico. Se ainda houver detalhes que não estejam esclarecidos, pode-se optar pela segunda análise.

Em ambos os casos, ao menos uma verificação deve ser executada, pois é obrigatória para qualquer negócio com pelo menos um funcionário registrado. Independentemente de seu segmento ou porte.

Como essa mudança impacta as empresas?

A possibilidade de realizar a AEP em vez da AET reduz bastante a burocracia normalmente envolvida nessa avaliação. O técnico pode conferir os pontos principais do negócio e fazer testes mais rápidos, não precisando conferir detalhes que têm pouca ou nenhuma relevância.

Outro ponto que não muda é que, ao final da avaliação, deve ser elaborado um plano de ação para que a empresa promova sua adequação às normas de ergonomia. Além, é claro, de promover a qualidade de vida dos trabalhadores.

A AEP e AET são duas formas de manter um negócio dentro das exigências de ergonomia. É por meio dessas verificações que você encontra os principais pontos de melhoria para sua organização, o que pode aumentar a produtividade.

Conte com uma consultoria especializada

Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.

Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!

Aproveite para entrar em contato com a AMBRAC e descubra todas as soluções que temos para oferecer.

Porque escolher a AMBRAC?

A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.

Estamos dispostos a encontrar as soluções mais ideais e qualificadas em saúde, segurança do trabalho e para o ambiente de trabalho da sua empresa. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.