Investir no bem-estar dos colaboradores não é apenas um ato de responsabilidade social, mas também uma estratégia de negócio. Isso porque colaboradores saudáveis, felizes e engajados são mais produtivos, criativos e inovadores.
Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR), 32% da população economicamente ativa do país sofria ou sofre de sintomas de burnout. Esse dado é importante para compreendermos a necessidade de ampliar o debate sobre o tema.
Neste artigo, você descobrirá quais são os erros mais comuns das empresas quando se trata do bem-estar dos colaboradores, acompanhados de dicas de como evitá-los. Confira!
Não proporcionar espaços de trabalho adequados
A estrutura do ambiente de trabalho influencia diretamente o bem-estar dos colaboradores. Nesse sentido, os espaços devem ser pensados sob a perspectiva da ergonomia, do conforto e do bem-estar físico e mental dos profissionais que os ocupam. Ignorar esse quesito é um erro que traz prejuízos à organização, especialmente no médio e no longo prazo.
Não distribuir a carga de trabalho de forma proporcional
A carga de trabalho excessiva é um dos fatores que levam ao desenvolvimento de problemas de saúde como a síndrome de burnout, que citamos no início deste artigo. Por isso, os gestores precisam estar atentos ao quadro de colaboradores, suas atribuições, atividades, metas e capacidade de execução.
Não gerenciar os relacionamentos internos com eficiência
Um bom relacionamento com colegas e superiores é essencial para a manutenção do bem-estar emocional dos colaboradores. Situações como assédio ou discriminação podem ter um impacto significativo na sua equipe, gerando desmotivação, queda de produtividade e até problemas de saúde mental.
A empresa precisa entender como os relacionamentos acontecem, identificando eventuais problemas e adotando ações proativas em termos de comunicação e inteligência emocional.
Não oferecer oportunidades de crescimento profissional
Os colaboradores que se sentem desafiados e têm oportunidades de aprender e crescer profissionalmente são mais propensos a se sentir satisfeitos com o trabalho. Além disso, o reconhecimento do bom trabalho e as recompensas adequadas são importantes para a motivação dos funcionários e a promoção do senso de valorização.
Quando a empresa não oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento e deixa de investir em reconhecimento e recompensa, a tendência é que os profissionais se sintam insatisfeitos e desmotivados.
Não se preocupar com a vida pessoal dos colaboradores
Por fim, o bem-estar dos colaboradores também guarda relação com o que acontece fora dos limites da empresa. Um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal é fundamental na manutenção da saúde física e mental dos colaboradores.
A empresa deve buscar meios de auxiliar seus colaboradores nesse sentido, evitando cargas de trabalho excessivas e cobranças que afetem, de alguma forma, a vida pessoal desses profissionais.
Colaboradores saudáveis e felizes são mais produtivos do que aqueles que estão estressados ou infelizes. Além disso, eles se sentem mais engajados e conectados com a empresa, aumentando a produtividade e a qualidade do trabalho desenvolvido.
Nesse contexto, uma empresa que se preocupa com o bem-estar de colaboradores consegue construir uma imagem mais positiva no mercado, o que amplia a oportunidade de crescimento e fortalece a marca.
Investir no bem-estar dos colaboradores é uma decisão inteligente que beneficia tanto os profissionais quanto a empresa. À medida que a organização cria um ambiente de trabalho saudável, seguro e positivo, ela aumenta a produtividade, o engajamento e a retenção de talentos.
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