Alguns cuidados específicos são exigidos pelas empresas durante seus processos de contratação ou demissão de funcionários, a fim de evitar danos e conflitos futuros. Entre eles, podemos destacar os exames médicos admissional e demissional, obrigatórios a todas as instituições.
Para realizá-los, é necessário cumprir as regras impostas pelo Ministério do Trabalho e as normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que visam a promoção e a preservação da saúde do trabalhador
Esses exames são mesmo de grande importância, pois trazem mais segurança à organização e aos seus empregados — por isso, inclusive, a necessidade de garantir que eles sejam realizados conforme as normas.
Pensando nisso, abordaremos no post de hoje algumas informações a respeito do exame médico admissional e demissional, destacando suas principais diferenças. Continue a leitura para conferir!
Como funcionam os exames admissional e demissional?
Em ambos os casos, trata-se de um controle médico, como qualquer outro, feito na contratação e ao longo de um contrato de trabalho. Eles são indispensáveis para evidenciar o estado de saúde física e psíquica do funcionário.
Quanto a eles, o artigo 168 da CLT declara que “será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I- na admissão; II- na demissão; III- periodicamente”.
Geralmente, são feitos os seguintes exames:
- Anamnese ocupacional;
- Ausculta cardíaca e pulmonar;
- Controle de pressão arterial;
- Exames de visão, entre outros.
Ressalta-se que todas as despesas desses procedimentos devem ser arcadas pela empresa, restando ao colaborador apenas a obrigação de comparecer ao local no dia indicado.
Quais são as diferenças entre eles?
O exame médico admissional tem como principal objetivo assegurar que o profissional está apto a exercer sua função no cargo que lhe foi destinado. É por meio dele que o empregador saberá as condições de saúde do novo funcionário, além de entender os cuidados que precisa tomar com a efetuação desse serviço pelos seus colaboradores.
Basicamente, antes de realizar a contratação a empresa avalia o Atestado Médico de Capacidade Funcional emitido pelo médico. Dessa forma, certifica-se que os processos de trabalho serão alcançados com maior produtividade.
Já o exame demissional tem como finalidade verificar as condições de saúde do funcionário desligado ou demitido da empresa. Além disso, ele garante a segurança da organização e do colaborador na ruptura do contrato de trabalho para que, futuramente, não haja divergências – como nos casos de doença ocupacional adquirida durante a prestação do serviço, por exemplo.
Vale destacar que o exame demissional perde sua obrigatoriedade quando o desligamento da empresa se dá por uma demissão de justa causa. Nesse caso, cabe à companhia escolher pela realização ou não do procedimento.
Quando houver reprovação nesse exame, o colaborador não pode ser desligado da empresa. Assim sendo, o médico precisa repassar orientações — ao empregado e ao empregador — para solucionar os problemas verificados. Em alguns casos, o funcionário pode ser encaminhado ao INSS para receber o benefício previdenciário, ou receber indenização por parte da empresa.
Percebe-se, diante de tudo isso, que para garantir um atestado médico confiável a empresa precisa buscar serviços de excelência com uma equipe altamente especializada, que tenha atuação ética e de qualidade.
Nesse caso, pode contar com a ajuda da AMBRAC — uma empresa que oferece serviços de assessoria de segurança e medicina do trabalho.
Mais do que garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, os exames também devem ser valorizados na construção de uma relação mais justa e de confiança entre os envolvidos. Por isso a importância de realizá-los e guardar os registros para evitar problemas trabalhistas.
Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!
Conte com a AMBRAC para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável
Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma prioridade estratégica para qualquer empresa. Um ambiente de trabalho seguro, além de cumprir com as exigências legais, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.
A AMBRAC é especialista em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão do eSocial. Atuamos com excelência no apoio a empresas de todos os portes, desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Nossos projetos são personalizados para atender às particularidades de cada cliente, garantindo a saúde dos colaboradores e o pleno cumprimento das obrigações legais.
Por que investir em SST?
A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:
- ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
- ✅ Melhora no clima organizacional;
- ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
- ✅ Cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.
Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.
Conte com uma consultoria especializada
Para alcançar os melhores resultados, o ideal é contar com uma consultoria experiente. A AMBRAC oferece soluções completas, que vão desde o diagnóstico e planejamento até a implantação de programas e sistemas de gestão da saúde ocupacional. Nossa equipe está preparada para atuar de forma próxima e personalizada.
Por que escolher a AMBRAC?
- ✅ Experiência comprovada em diversos setores da economia;
- ✅ Equipe técnica qualificada, com médicos, engenheiros e especialistas em SST;
- ✅ Atendimento consultivo, com foco em soluções práticas e eficazes;
- ✅ Infraestrutura moderna e processos alinhados com as exigências do eSocial.
Acreditamos que segurança é estar presente. E presença se faz com cuidado, escuta e ação. Nossa missão é promover um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo, com serviços de qualidade e atendimento de excelência.
Entre em contato com a AMBRAC!
Se você deseja transformar o ambiente da sua empresa e garantir mais saúde, engajamento e segurança para sua equipe, fale com a AMBRAC! Nossa equipe comercial está pronta para te atender e apresentar as melhores soluções.
📞 Solicite um orçamento agora mesmo. Fale com nossos especialistas e receba uma avaliação gratuita e a melhor proposta do mercado.
👉 WhatsApp: (61) 3226-0061
👉 E-mail: atendimento@ambrac.com.br
👉 Facebook: clique aqui
👉 Instagram: clique aqui
👉 Linkedin: clique aqui
Invista em saúde ocupacional. Invista em pessoas.