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eSocial: O que você precisa saber de admissão no eSocial

13 de novembro de 2023

O eSocial é um sistema digital do Governo Federal que unifica as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores. Isso significa que todas as informações relacionadas à contratação de um funcionário devem ser registradas no sistema, incluindo dados pessoais, informações contratuais, salários, benefícios e tributos.

Neste artigo, vamos abordar o que você precisa saber sobre a admissão no eSocial.

O que é eSocial?

Antes de falarmos sobre a admissão no eSocial, é importante entender o que é o sistema.

O eSocial é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo simplificar a entrega de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelos empregadores.

Todas as informações são enviadas para um único ambiente virtual, reduzindo a burocracia e aumentando a eficiência no controle desses dados.

Quais informações são necessárias para admissão no esocial?

Para realizar a admissão no eSocial, é necessário fornecer as seguintes informações:

  • Dados pessoais do funcionário, como nome completo, CPF, RG, data de nascimento, estado civil e endereço residencial;
  • Informações contratuais, como data de admissão, cargo, salário, jornada de trabalho e forma de contratação (temporária, parcial, intermitente, etc.);
  • Informações sobre benefícios oferecidos, como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, entre outros;
  • Informações sobre tributos, como INSS, FGTS e Imposto de Renda retido na fonte.

Como realizar admissão no eSocial?

  • Acesse o portal do eSocial;
  • Clique na opção “Empregador Doméstico” ou “Empresas”;
  • Preencha os dados solicitados, como CNPJ ou CPF, eSocial e senha de acesso;
  • Clique na opção “Gestão de Trabalhadores” ou “Admissão”;
  • Preencha os dados do novo funcionário nos campos indicados, incluindo os documentos necessários;
  • Confirme as informações e envie a admissão para o eSocial.
  • Quais as vantagens do eSocial para admissão de funcionários?

A admissão no eSocial traz diversas vantagens para as empresas, como:

  • Redução da burocracia na contratação de novos funcionários;
  • Maior controle e transparência nas informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;
  • Melhoria na gestão dos benefícios oferecidos aos funcionários;
  • Redução de erros e inconsistências nos registros dos funcionários.

O que acontece se eu não enviar a admissão para o eSocial?

Empresas que não realizam a admissão de funcionários no eSocial estão sujeitas a multas e penalidades.

O não cumprimento das obrigações previstas no sistema pode gerar sanções administrativas e trabalhistas, além de prejudicar a imagem da empresa perante os órgãos fiscalizadores.

A fiscalização do eSocial é feita por diversos órgãos, como o Ministério do Trabalho e Emprego, a Receita Federal do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Esses órgãos têm acesso às informações registradas no sistema e podem realizar auditorias e fiscalizações para verificar o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Multas do eSocial

As multas aplicadas pelo descumprimento das obrigações do eSocial variam de acordo com a gravidade da infração. Entre as penalidades mais comuns estão:

  • Multa por atraso na entrega das informações;
  • Multa por informações incorretas ou incompletas;
  • Multa por não informar acidentes de trabalho;
  • Multa por não informar admissões ou desligamentos;
  • Multa por não informar a movimentação de empregados temporários;
  • Multa por não informar afastamentos por doença ou licença-maternidade.

Gestão de saúde e segurança do trabalho

A admissão no eSocial é uma obrigação legal para todas as empresas e empregadores domésticos.

Realizar o registro das informações no sistema traz diversas vantagens, como a redução da burocracia e melhoria na gestão dos dados. Uma ótima ferramenta para gerenciar os dados referentes a segurança do do trabalho é o eSocial, onde você pode: enviar eventos para eSocial, elaborar documentos SST,  fazer controle de EPI, vender treinamentos e muito mais!

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