JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

AMBRAC: O que é FICHA de EPI e para que serve?

25 de setembro de 2024

Preencher a ficha de EPI é uma das responsabilidades das empresas, a fim de controlar a entrega, manutenção e troca dos equipamentos de proteção individual.

Todo esse processo deve ficar documentado para o cumprimento da legislação de SST e o reforço na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Afinal, o EPI representa a última barreira para diminuir a exposição ocupacional a agentes perigosos.

Neste artigo, você acompanha tópicos sobre a finalidade, importância e um passo a passo para montar sua ficha de EPI.

Ao final, também confere um bônus com iniciativas da AMBRAC que auxiliam nessa e em outras tarefas burocráticas.

O que é ficha de EPI?

Ficha de EPI é o documento que reúne informações sobre a entrega e devolução desses itens. Nela, constam detalhes sobre o equipamento de proteção individual, empregador que o adquiriu e trabalhador que o recebeu.

Geralmente, as empresas contam com um modelo de ficha de EPI para tornar esses registros mais práticos e rápidos.

Afinal, fica mais fácil anotar todas as informações necessárias quando elas são mencionadas no documento, deixando espaço apenas para trechos personalizados.

As fichas podem ser impressas e preenchidas manualmente ou via computador. Porém, a opção de arquivos digitais oferece maior segurança para os dados.

Principalmente quando eles são armazenados na nuvem, um local seguro da internet que conta com mecanismos de proteção contra vazamentos e acesso por pessoas não autorizadas.

Para que serve a ficha de EPI?

A ficha corresponde a uma ferramenta de gestão dos EPIs, apoiando ações que viabilizam seu uso adequado e eficaz.

Isso porque não basta que a empresa disponibilize esses equipamentos.

Também é preciso monitorar sua distribuição, condições e validade para realizar um gerenciamento de qualidade.

Nesse cenário, manter seus registros completos e atualizados possibilita que gestores e profissionais do SESMT:

  • Providenciem novos EPIs periodicamente;
  • Respeitem o prazo de validade dos itens, recomendado pelo fabricante para garantir sua eficácia na proteção contra riscos ocupacionais;
  • Verifiquem se o Certificado de Aprovação (CA) continua válido junto ao Ministério do Trabalho, o que atesta que o produto passou nos testes de validação necessários;
  • Façam a troca de EPIs diante de desgaste ou avarias;
  • Identifiquem os funcionários que receberam os itens, viabilizando a entrega dos equipamentos adequados para todos.

Qual a importância da ficha de EPI?

O documento atende à obrigação legal descrita no item 6.5 da Norma Regulamentadora 06, que trata dos EPIs.

Em sua alínea “d”, a legislação determina ser responsabilidade do empregador:

“Registrar o seu fornecimento ao empregado, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, inclusive, por sistema biométrico.”

Inclusive, a ficha de EPI tem validade jurídica, servindo para comprovar o cumprimento ou descumprimento das normas referentes a esses itens.

Daí a importância de preencher os registros corretamente e manter todos eles guardados e organizados, simplificando sua localização caso seja necessária.

O que deve constar na ficha de EPI?

Não existe um modelo único para a ficha de EPI, no entanto, há informações básicas que devem constar nesse documento. São elas:

  • Dados da empresa: razão social, CNPJ e endereço;
  • Dados do empregado: data de admissão, setor e posição em que atua;
  • Data do preenchimento da ficha;
  • Tipo de EPI, fabricante, marca, modelo e tamanho;
  • Número do CA e data de validade do equipamento;
  • Data de fornecimento ao trabalhador;
  • Data de devolução ou troca;
  • Motivo da entrega ou substituição do EPI;
  • Declaração de recebimento com assinatura do empregado;
  • Declaração de entrega com assinatura do responsável.

Na sequência, trago dicas sobre como fazer a ficha de EPI.

Como fazer ficha de EPI?

Como mencionei anteriormente, a ficha de EPI deve ser adaptada à realidade da sua empresa, incluindo informações que otimizam as rotinas de saúde e segurança no trabalho.

Comece, então, fazendo um levantamento para entender se a estrutura básica que listei acima atende às necessidades da sua equipe.

Se for preciso, faça adaptações para criar seu próprio modelo de ficha de EPI, a fim de conferir agilidade ao preenchimento.

Dados da empresa e do empregado podem ser inseridos num cabeçalho, por exemplo, uma vez que se repetem.

Já os registros sobre o EPI precisam ser atualizados constantemente, o que pede espaços em branco.

As declarações também podem ser padronizadas, desde que atendam ao disposto na NR-06 a respeito das responsabilidades de empregador e funcionários.

Ou seja, a declaração da empresa deve deixar clara a gestão completa dos EPIs, englobando sua entrega, higienização, troca e treinamento realizado junto aos colaboradores.

Enquanto a declaração do trabalhador deve afirmar que ele recebeu treinamento e se compromete a usar o EPI apenas durante a jornada laboral e para a finalidade especificada pelo fabricante e empregador.

Além de notificar seu superior em caso de avarias ou outras situações que motivem a substituição do equipamento.

Qual a validade da ficha de EPI?

Comentei, mais acima, que o EPI tem prazo de validade.

Porém, esse raciocínio não se aplica à ficha de EPI, que deve ser mantida pela empresa mesmo após a demissão do colaborador.

Isso porque ela oferece respaldo legal em processos trabalhistas, comprovando a entrega e manutenção dos EPIs realizada pela empresa.

Conclusão

Agora que conhece os principais campos e aplicações da ficha de EPI, você pode utilizar esse documento de maneira inteligente para reforçar a proteção aos trabalhadores.

Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus contatos!

Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!

Conte com a AMBRAC para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável

Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma prioridade estratégica para qualquer empresa. Um ambiente de trabalho seguro, além de cumprir com as exigências legais, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.

A AMBRAC é especialista em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão do eSocial. Atuamos com excelência no apoio a empresas de todos os portes, desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Nossos projetos são personalizados para atender às particularidades de cada cliente, garantindo a saúde dos colaboradores e o pleno cumprimento das obrigações legais.

Por que investir em SST?

A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:

  • ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
  • ✅ Melhora no clima organizacional;
  • ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
  • ✅ Cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.

Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.

Conte com uma consultoria especializada

Para alcançar os melhores resultados, o ideal é contar com uma consultoria experiente. A AMBRAC oferece soluções completas, que vão desde o diagnóstico e planejamento até a implantação de programas e sistemas de gestão da saúde ocupacional. Nossa equipe está preparada para atuar de forma próxima e personalizada.

Por que escolher a AMBRAC?

  • ✅ Experiência comprovada em diversos setores da economia;
  • ✅ Equipe técnica qualificada, com médicos, engenheiros e especialistas em SST;
  • ✅ Atendimento consultivo, com foco em soluções práticas e eficazes;
  • ✅ Infraestrutura moderna e processos alinhados com as exigências do eSocial.

Acreditamos que segurança é estar presente. E presença se faz com cuidado, escuta e ação. Nossa missão é promover um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo, com serviços de qualidade e atendimento de excelência.

Entre em contato com a AMBRAC!

Se você deseja transformar o ambiente da sua empresa e garantir mais saúde, engajamento e segurança para sua equipe, fale com a AMBRAC! Nossa equipe comercial está pronta para te atender e apresentar as melhores soluções.

📞 Solicite um orçamento agora mesmo. Fale com nossos especialistas e receba uma avaliação gratuita e a melhor proposta do mercado.

👉 WhatsApp: (61) 3226-0061
👉 E-mail: atendimento@ambrac.com.br
👉 Facebook: clique aqui
👉 Instagram: clique aqui
👉 Linkedin: clique aqui

Invista em saúde ocupacional. Invista em pessoas.

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.