JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

Segurança do Trabalho: O que é perícia trabalhista e como ela funciona?

13 de dezembro de 2023

A perícia trabalhista é uma ferramenta de extrema importância para solucionar algumas causas judiciais. Porém, nem todas as pessoas sabem como realmente funciona e como se portar diante desse cenário. Empresas que acreditam estarem sendo vítimas de contestações sem fundamento de seus funcionários utilizam esse procedimento para se certificarem de pagar a eles somente o que for justo e legal. Da mesma forma, os empregados podem se valer desse instrumento para confirmarem os argumentos que dão base a suas reivindicações.

A perícia trabalhista está prevista na lei, em conformidade com o artigo 195 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Todavia, muitas pessoas ficam com dúvida principalmente no que se refere à sua natureza burocrática.

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Do que se trata a perícia trabalhista?

A perícia trabalhista é um importante instrumento para decidir causas judiciais trabalhistas entre o empregador e o empregado no que diz respeito à saúde ocupacional, segurança do trabalho e cálculos trabalhistas (folha de pagamento, comissões, salários, etc) entre outros. Assim, é feita a análise de dados que normalmente estão disponíveis em documentos, fazendo uma investigação de tudo que está ligado às relações de trabalho que envolvem o funcionário e a empresa. Por esses motivos as perícias podem ser médicas, de insalubridade ou periculosidade e de cálculos trabalhistas.

Alguns dos tópicos investigados pela perícia são:

A perícia trabalhista tem a função de verificar se estão sendo respeitadas as normas de segurança, saúde ocupacional e contábeis. Assim, ajuda a maximizar a segurança no ambiente de trabalho, podendo ser realizada por agentes internos e/ou externos.

Com isso, faz com que se tenha uma controle maior sobre os processos na empresa, tornando o local de trabalho mais seguro, com menos riscos e mais justo.

Quais os principais procedimentos realizados?

Existem alguns procedimentos a serem feitos na perícia trabalhista. São eles:

  • Exames: É realizada a análise de documentos, livros e registros que são cedidos para análise;
  • Vistoria: Tem a finalidade de analisar a situação verificada;
  • Indagação: São feitas perguntas para os envolvidos com o objetivo de conseguir dados do objeto da perícia;
  • Investigação: São feitas pesquisas que objetivam oferecer uma conclusão mais assertiva para o laudo, a fim de descobrir fatos que até o momento se encontram escusos;
  • Arbitramento: Define valores e a solução para a situação;
  • Mensuração: Esse procedimento mensura os direitos e os bens que envolvem o cenário;
  • Avaliação: São definidos os valores dos bens, deveres e direitos implicados na perícia determinada;
  • Certificação: Aqui, é atestado que são verdadeiros todos os dados disponibilizados pelo perito.

Em quais situações o funcionário pode solicitar a perícia trabalhista?

O funcionário pode solicitar perícia trabalhista diante de determinadas situações, tais como:

  • Doença adquirida: Caso o colaborador afirme que adquiriu alguma doença devido à prática de determinada função na empresa;
  • Contato com agentes nocivos à saúde: Quando ele é exposto a atividades prejudiciais à saúde, como ruídos incessantes, poeiras minerais, entre outros;
  • Contato com explosivos e inflamáveis: Funcionários que ficam em contato com explosivos e inflamáveis se encontram nesse cenário de periculosidade;
  • Cálculos processuais: Para além de assuntos ligados à saúde, é importante solicitar a perícia trabalhista quando os cálculos processuais são mais complexos do que o de costume.

Agora você entende melhor como funciona uma perícia trabalhista. Para concluir, vale reforçar também que é essencial disponibilizar um ambiente de trabalho adequado com o intuito de atuar de forma preventiva para evitar possíveis processos trabalhistas.

Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!

Conte com a AMBRAC para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável

Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma prioridade estratégica para qualquer empresa. Um ambiente de trabalho seguro, além de cumprir com as exigências legais, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.

A AMBRAC é especialista em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão do eSocial. Atuamos com excelência no apoio a empresas de todos os portes, desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Nossos projetos são personalizados para atender às particularidades de cada cliente, garantindo a saúde dos colaboradores e o pleno cumprimento das obrigações legais.

Por que investir em SST?

A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:

  • ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
  • ✅ Melhora no clima organizacional;
  • ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
  • ✅ Cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.

Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.

Conte com uma consultoria especializada

Para alcançar os melhores resultados, o ideal é contar com uma consultoria experiente. A AMBRAC oferece soluções completas, que vão desde o diagnóstico e planejamento até a implantação de programas e sistemas de gestão da saúde ocupacional. Nossa equipe está preparada para atuar de forma próxima e personalizada.

Por que escolher a AMBRAC?

  • ✅ Experiência comprovada em diversos setores da economia;
  • ✅ Equipe técnica qualificada, com médicos, engenheiros e especialistas em SST;
  • ✅ Atendimento consultivo, com foco em soluções práticas e eficazes;
  • ✅ Infraestrutura moderna e processos alinhados com as exigências do eSocial.

Acreditamos que segurança é estar presente. E presença se faz com cuidado, escuta e ação. Nossa missão é promover um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo, com serviços de qualidade e atendimento de excelência.

Entre em contato com a AMBRAC!

Se você deseja transformar o ambiente da sua empresa e garantir mais saúde, engajamento e segurança para sua equipe, fale com a AMBRAC! Nossa equipe comercial está pronta para te atender e apresentar as melhores soluções.

📞 Solicite um orçamento agora mesmo. Fale com nossos especialistas e receba uma avaliação gratuita e a melhor proposta do mercado.

👉 WhatsApp: (61) 3226-0061
👉 E-mail: atendimento@ambrac.com.br
👉 Facebook: clique aqui
👉 Instagram: clique aqui
👉 Linkedin: clique aqui

Invista em saúde ocupacional. Invista em pessoas.

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.