A NR-30 voltou ao radar regulatório em setembro de 2026. A Portaria MTE nº 1.758, publicada em 30 de setembro, atualizou no Anexo II da NR-28 o enquadramento do subitem 30.19.6 da norma aquaviária, classificando-o com código próprio, grau de infração 3 e tipo Segurança do Trabalho. A alteração é pontual e não modificou o texto do Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Aquaviário, mas serve de alerta para empresas que operam embarcações e ainda tratam a NR-30 como um conjunto de exigências exclusivamente marítimas, desconectado do sistema corporativo de SST.
O PGRTA é uma das principais particularidades dessa norma. Diferentemente de um único PGR corporativo elaborado para a empresa como um todo, a NR-30 determina que o empregador ou equiparado elabore e implemente o PGRTA por embarcação, considerando as necessidades e peculiaridades da atividade aquaviária. O programa precisa conversar com inventário de riscos, plano de ação, procedimentos operacionais, manutenção, movimentação de carga, acesso à embarcação, treinamento e Medicina Ocupacional.
Existe ainda uma distinção jurídica essencial: o corpo principal da NR-30 não deve ser aplicado automaticamente às embarcações comerciais de pesca. A própria norma estabelece que, para os trabalhadores dessas embarcações, aplica-se apenas o Anexo I da NR-30, sem prejuízo das demais Normas Regulamentadoras pertinentes. Copiar um PGRTA de embarcação de transporte ou apoio marítimo para uma operação de pesca comercial pode parecer conservador, mas demonstra leitura inadequada do campo de aplicação.
A AMBRAC apoia organizações do setor aquaviário na elaboração e revisão do PGRTA, integração com PGR e PCMSO, auditoria das condições a bordo, procedimentos operacionais, análises de risco, permissões de trabalho, treinamentos e gestão de empresas prestadoras de serviços embarcados.
O objetivo desta análise é mostrar como estruturar o gerenciamento de riscos previsto na NR-30 sem confundir PGRTA, PGR corporativo, Anexo de Pesca Comercial e documentos operacionais. Em uma embarcação, documentos desconectados do trabalho real podem produzir uma falsa sensação de controle justamente em atividades onde mudanças meteorológicas, movimentação do navio, manutenção, acesso e operações simultâneas alteram o risco rapidamente.
Resposta direta: quando a NR-30 exige PGRTA por embarcação?
O item 30.4.1 determina que o empregador ou equiparado elabore e implemente o Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Aquaviário por embarcação, nos termos da NR-1 e das disposições específicas da NR-30. O campo principal da norma alcança trabalhos realizados em embarcações comerciais utilizadas no transporte de cargas, passageiros e prestação de serviços, observadas as condições previstas para bandeiras nacionais e estrangeiras. O programa precisa considerar as características próprias da embarcação e das operações realizadas.
Essa regra possui uma exceção de escopo que precisa ser respeitada: para os trabalhadores das embarcações classificadas como comerciais de pesca, a NR-30 determina aplicação apenas de seu Anexo I, sem prejuízo das demais NRs pertinentes. Portanto, a obrigação do PGRTA do item 30.4 não deve ser transferida automaticamente à pesca comercial como se fizesse parte do Anexo. Para cada operação, a primeira análise deve ser sempre identificar corretamente qual parte da norma se aplica.
Por Lucas Esteves, Especialista em Medicina e Segurança do Trabalho e Sócio da AMBRAC.
PGRTA e PGR da empresa são documentos complementares, não concorrentes
A NR-30 é explícita ao determinar que a elaboração do PGRTA não dispensa a organização de elaborar e implementar o PGR em seus estabelecimentos conforme a NR-1. Isso significa que escritório, base operacional, terminal próprio, oficina e demais estabelecimentos continuam submetidos ao gerenciamento correspondente, enquanto a embarcação possui seu programa específico.
A separação é tecnicamente coerente. Uma base em terra pode possuir riscos de oficina, armazenamento, movimentação de materiais e atividades administrativas, enquanto a embarcação combina navegação, balanço, acesso, manutenção em operação, carga, espaços reduzidos, intempéries e interação com outras unidades marítimas. Um único inventário genérico raramente representa adequadamente as duas realidades.
“O PGRTA não deve ser uma cópia do PGR da matriz com o nome da embarcação na capa. Cada embarcação possui operação, equipamentos, acessos, manutenção, exposição e condições de emergência que precisam aparecer no gerenciamento real dos riscos.”
Lucas Esteves, AMBRAC
O programa precisa existir por embarcação
A expressão “por embarcação” utilizada pela NR-30 é central. Organizações com frota não deveriam elaborar um único PGRTA padrão e simplesmente replicá-lo sem verificar diferenças de projeto, arqueação, máquinas, tipo de operação, rotas, equipamentos de movimentação e composição das equipes.
Elementos comuns podem naturalmente ser padronizados, principalmente em embarcações equivalentes. Entretanto, o inventário e o plano de ação precisam representar as particularidades que alteram exposição e risco. Uma mudança no tipo de serviço, equipamento instalado ou método de acesso pode tornar uma versão genérica insuficiente.
O PGRTA possui inventário de riscos e plano de ação
Como programa de gerenciamento estruturado nos termos da NR-1, o PGRTA precisa possuir inventário de riscos e plano de ação coerentes com a realidade a bordo. A NR-30 reforça essa integração ao determinar que os procedimentos operacionais exigidos estejam em conformidade com esses componentes.
Isso impede que o procedimento diga uma coisa e o inventário registre outra. Se a manutenção em operação envolve energia, trabalho a quente, espaço confinado ou altura, o gerenciamento deve reconhecer essas condições e indicar medidas compatíveis. Procedimentos não devem funcionar como documentos isolados criados somente para inspeção.
A NR-30 exige seis grupos de procedimentos operacionais vinculados ao PGRTA
A organização deve elaborar e manter a bordo procedimentos de segurança para manutenção durante a operação, condições climáticas extremas e interrupção das atividades, acesso seguro à embarcação, movimentação de carga, atividades envolvendo outras embarcações, balsas, plataformas ou unidades marítimas e manobras de atracação e fundeio.
Esses procedimentos precisam estar coerentes com o inventário de riscos e o plano de ação e devem ser anexados ao PGRTA. Portanto, não basta informar no programa que “a empresa possui procedimentos”. A própria norma relaciona os temas mínimos que devem estar formalmente contemplados.
Procedimento para clima extremo precisa indicar quando a atividade será interrompida
O ambiente aquaviário muda rapidamente. Vento, chuva, ondas, visibilidade e movimentação da embarcação podem transformar uma atividade rotineira em condição inadequada. A NR-30 exige orientação específica aos trabalhadores sobre procedimentos em condições climáticas extremas e interrupção das atividades nessas situações.
Uma instrução vaga para “avaliar o tempo” é insuficiente quando a atividade possui riscos relevantes. Critérios devem estar conectados à natureza do trabalho, às limitações dos equipamentos, ao planejamento e às regras específicas aplicáveis. Trabalhadores também precisam saber quem possui autoridade para interromper e liberar a operação.
O PGRTA possui revisão periódica de três anos, mas pode precisar mudar antes
A NR-30 estabelece revisão do PGRTA a cada três anos. Esse prazo não funciona como garantia de imutabilidade do documento durante todo o período. A própria norma prevê revisão quando ocorrem inovações ou modificações em tecnologias, ambientes, processos, condições, procedimentos ou organização do trabalho.
A revisão também deve ocorrer quando forem identificadas inadequações ou insuficiências na avaliação dos riscos ou nas medidas de prevenção. Portanto, instalar nova máquina, alterar processo de carga, modificar método de acesso ou descobrir falha relevante pode exigir revisão antes do marco trienal.
Não existe uma “validade de três anos” que permita ignorar mudanças
Tratar a revisão trienal como simples validade documental é um erro conceitual. Um PGRTA pode estar formalmente dentro de três anos e tecnicamente desatualizado porque a embarcação recebeu novos equipamentos, iniciou operação diferente ou passou por mudanças capazes de alterar os riscos.
A gestão precisa manter processo de mudança capaz de alimentar o programa. Projetos, manutenção, operação, contratação e SST devem comunicar alterações antes que a embarcação volte a operar em condição diferente daquela avaliada.
A empresa precisa designar e capacitar responsável pela aplicação da NR-30 a bordo
A NR-30 atribui ao empregador ou equiparado a obrigação de designar formalmente e capacitar pelo menos um tripulante efetivamente embarcado como responsável pela aplicação da norma. Esse requisito cria um elo operacional entre a gestão em terra e aquilo que acontece durante a operação.
A designação não deve ser apenas nominal. O responsável precisa ter condições de acompanhar procedimentos, riscos, treinamentos e situações que exijam interrupção ou comunicação. Se toda decisão depende de uma pessoa que está em terra e indisponível durante a navegação, o sistema perde capacidade de resposta.
Treinamento inicial da NR-30 é presencial e possui carga mínima de quatro horas
Para os tripulantes abrangidos pelo corpo principal da NR-30, o treinamento inicial deve ser presencial e possuir carga horária mínima de quatro horas. O conteúdo inclui condições do local de trabalho, riscos inerentes às atividades e uso adequado de equipamentos de proteção coletiva e individual, além de conteúdo compatível quando houver operação de máquinas ou equipamentos.
O treinamento periódico deve ser realizado a cada dois anos e abranger, no mínimo, o conteúdo do treinamento inicial. A organização precisa controlar a periodicidade e garantir que o conteúdo continue coerente com aquilo que existe a bordo, principalmente depois de modificações operacionais.
Profissional não tripulante também precisa entrar no controle de capacitação
A NR-30 estabelece que o tomador de serviços de profissionais não tripulantes exija do prestador os certificados de capacitação necessários às atividades que serão executadas. Esse requisito é especialmente relevante em manutenção, inspeção, pintura, elétrica e outros serviços realizados por empresas externas.
Mobilizar uma equipe porque ela possui experiência no setor não substitui a conferência da capacitação exigida para a atividade. Além dos certificados, é necessário integrar o prestador aos riscos específicos da embarcação, ao acesso, às emergências e aos procedimentos de trabalho.
Manutenção em embarcação em operação precisa ser precedida de Análise de Risco
A NR-30 determina que todo trabalho de manutenção em embarcação em operação seja precedido de Análise de Risco. A AR deve ser realizada pela equipe técnica envolvida, coordenada pelo responsável pela aplicação da norma a bordo, registrada e assinada pelos participantes.
O documento deve analisar a atividade efetiva e indicar quando existe necessidade de Permissão de Trabalho. Isso impede que uma AR genérica anual substitua a avaliação das circunstâncias encontradas no momento da manutenção.
A Permissão de Trabalho da NR-30 possui validade limitada
Quando aplicável, a PT deve incorporar as disposições estabelecidas na AR, requisitos mínimos, participantes e autorizações. Ela precisa ser aprovada pelo responsável pela aplicação da NR a bordo, assinada pelos envolvidos e pela chefia imediata e permanecer disponível no local do serviço.
A validade é limitada à duração da atividade e pode ser revalidada quando não houver mudanças nas condições ou na equipe, mas não pode exceder vinte e quatro horas. Alterar equipe, ambiente ou condições relevantes sem nova avaliação compromete a função preventiva da permissão.
Trabalho em altura a bordo possui condições específicas para interrupção
Além da aplicação da NR-35, a NR-30 determina medidas adicionais para trabalho em altura em embarcação em operação. A atividade deve ser interrompida em caso de iluminação insuficiente, condições meteorológicas adversas com ventos relativos superiores a vinte nós, ondas acima de dois metros e meio ou balanços longitudinais e transversais capazes de causar risco ao trabalhador.
Esses critérios demonstram por que copiar uma análise de trabalho em altura realizada em terra pode ser insuficiente. Movimento do navio e condição do mar alteram o cenário e precisam estar incorporados ao planejamento específico do ambiente aquaviário.
Espaços confinados continuam sujeitos à NR-33
A NR-30 determina expressamente que serviços em espaços confinados sejam realizados de acordo com a NR-33. Isso significa que o PGRTA não substitui cadastro de espaços, capacitação, avaliação atmosférica, PET, vigia, supervisão de entrada, medidas de emergência e demais requisitos aplicáveis.
Na prática, tanques, compartimentos e outros espaços a bordo podem criar riscos combinados com acesso limitado, energia, atmosfera perigosa e dificuldade de resgate. A integração entre NR-30 e NR-33 precisa aparecer na AR e nos procedimentos do serviço.
Máquinas a bordo não ficam automaticamente fora da NR-12
A NR-30 estabelece que máquinas e equipamentos utilizados no trabalho aquaviário atendam à NR-12. Existe exceção para máquinas e equipamentos certificados pela autoridade competente do país de bandeira ou por sociedade classificadora ou certificadora reconhecida, desde que atendidos os requisitos técnicos de construção relacionados à segurança e mantidos conforme o projeto da embarcação.
Isso exige análise técnica antes de concluir que determinado equipamento está dispensado. Certificação precisa ser real, pertinente e compatível com o equipamento e suas condições de manutenção. O simples fato de uma máquina estar instalada em um navio não elimina automaticamente a aplicação da NR-12.
PCMSO e PGRTA precisam representar o mesmo conjunto de riscos
A NR-30 complementa a NR-7 e determina que o PCMSO contemple as disposições específicas do trabalho aquaviário. O médico responsável pode definir exames complementares relacionados aos riscos ocupacionais identificados e classificados no PGRTA.
Uma cópia do ASO deve permanecer na embarcação, em meio físico ou eletrônico. Quando o prazo do exame expira durante uma travessia, a norma admite prorrogação até a escala em porto que disponha de condições para realização, limitada a quarenta e cinco dias. Essa exceção não deve ser transformada em rotina administrativa para exames vencidos em terra.
GSSTB e CIPA possuem funções próprias e não substituem o PGRTA
A NR-30 exige Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo das Embarcações nas embarcações de bandeira nacional com, no mínimo, quinhentos de arqueação bruta. A norma também prevê sua aplicação a determinadas embarcações estrangeiras que permaneçam em operação por mais de cento e oitenta dias em águas jurisdicionais brasileiras e tenham trabalhadores brasileiros a bordo.
A CIPA da organização que emprega aquaviários também possui regras específicas de representação. Esses mecanismos de participação e acompanhamento não substituem o inventário, o plano de ação ou os procedimentos do PGRTA. O sistema precisa funcionar de maneira integrada.
Acesso à embarcação é parte da gestão de riscos e não simples questão logística
A NR-30 exige acesso seguro para embarque e desembarque. Escadas, pranchas, rampas e demais meios de acesso precisam ser mantidos em condições adequadas, com requisitos específicos de conservação, corrimão, estabilidade e proteção contra queda, conforme o tipo de acesso.
Em embarcação fundeada, a transferência de pessoas precisa ser supervisionada e existem requisitos adicionais para equipamentos e meios de salvamento disponíveis. Operações rotineiras de entrada e saída devem aparecer na gestão porque muitos acidentes podem ocorrer antes mesmo de o trabalhador iniciar sua atividade principal.
O que mudou em 2026 na NR-30 precisa ser interpretado sem exagero
A Portaria MTE nº 1.758/2026 não reescreveu o PGRTA. Seu artigo 5º alterou, dentro do Anexo II da NR-28, o enquadramento do subitem 30.19.6 da NR-30 para o código 130851-3, grau de infração 3 e tipo Segurança. O subitem trata de situações em que determinadas exigências de habitabilidade exigiriam modificações estruturais incompatíveis com a embarcação, permitindo apresentação de projeto técnico alternativo para aprovação competente.
Portanto, a mudança atual está no enquadramento fiscalizatório desse item específico. Ela não criou nova periodicidade de PGRTA, não alterou a carga horária do treinamento e não modificou o campo de aplicação da pesca comercial. Diferenciar atualização da NR-28 de alteração técnica da NR-30 evita conclusões incorretas.
Pesca comercial possui Anexo próprio e precisa ser analisada separadamente
O Anexo I da NR-30 estabelece disposições mínimas para embarcações de pesca comercial inscritas na autoridade marítima e licenciadas pelo órgão competente. Ele se aplica aos pescadores profissionais e barcos de pesca com comprimento total igual ou superior a doze metros ou arqueação bruta igual ou superior a dez, e prevê aplicação no que couber para embarcações menores.
Entre os requisitos do Anexo estão manutenção, salvamento, EPI, alimentação e água potável, PCMSO, primeiros socorros e formação dos pescadores. O fato de o corpo principal possuir PGRTA não autoriza apagar esse regime específico. Empresas de pesca precisam analisar o Anexo I e as demais NRs aplicáveis à sua realidade, sem importar automaticamente exigências de outra parte da norma.
Obrigação legal e recomendação preventiva: qual é a diferença?
Como obrigação legal vigente, empregadores ou equiparados abrangidos pelo corpo principal da NR-30 devem elaborar e implementar PGRTA por embarcação, manter os procedimentos exigidos, realizar as revisões previstas, integrar o PCMSO, capacitar os trabalhadores e cumprir os demais requisitos aplicáveis. Também precisam respeitar o campo de aplicação especial da pesca comercial. A Portaria MTE nº 1.758/2026 já está em vigor, mas sua mudança relacionada à NR-30 alcança especificamente o enquadramento do subitem 30.19.6 na NR-28.
Como recomendação preventiva, organizações podem revisar o PGRTA sempre que indicadores operacionais apontarem perda de controle, mesmo antes dos gatilhos formais mais evidentes, realizar auditorias cruzadas entre embarcações semelhantes, integrar registros de quase acidentes e verificar a efetividade dos procedimentos durante operações reais. Essas práticas fortalecem o sistema, mas não devem ser apresentadas como novos requisitos textuais da NR-30 quando não estiverem expressamente previstos.
Tabela prática: PGRTA e requisitos críticos da NR-30
| Requisito | Regra da NR-30 | Aplicação prática | Erro frequente |
|---|---|---|---|
| PGRTA | Elaborado por embarcação | Inventário e plano de ação próprios | Copiar o PGR da matriz |
| PGR em terra | Não é dispensado pelo PGRTA | Gerenciar riscos dos estabelecimentos | Usar PGRTA para cobrir toda a organização |
| Procedimentos operacionais | Seis grupos mínimos previstos | Anexar ao PGRTA e alinhar ao inventário | Manter procedimentos genéricos em terra |
| Revisão | A cada 3 anos ou diante de gatilhos | Revisar após mudanças relevantes | Esperar três anos independentemente do cenário |
| Manutenção | AR obrigatória em embarcação em operação | Definir medidas e necessidade de PT | Usar AR genérica permanente |
| Treinamento | Inicial presencial de 4 horas e periódico a cada 2 anos | Adaptar conteúdo à atividade e equipamentos | Controlar apenas certificados marítimos externos |
| PCMSO e ASO | Integração com riscos e cópia do ASO a bordo | Conectar saúde aos riscos do PGRTA | Manter Medicina Ocupacional desconectada da embarcação |
Os 7 erros que enfraquecem o PGRTA e a segurança a bordo
1. Utilizar o PGR da sede como se fosse o PGRTA da embarcação
A NR-30 diferencia expressamente os dois programas. O PGRTA deve existir por embarcação, enquanto o PGR dos estabelecimentos continua sendo exigido nos termos da NR-1. Copiar inventário da base terrestre e alterar apenas o nome na capa não representa riscos próprios de navegação, manutenção, movimentação, acesso e interação com outras unidades. O gerenciamento precisa refletir onde e como o trabalho realmente ocorre.
2. Aplicar automaticamente o PGRTA às embarcações comerciais de pesca
O campo de aplicação precisa ser lido antes de qualquer modelo documental. A NR-30 determina que aos trabalhadores de embarcações comerciais de pesca se aplique apenas o Anexo I da norma, sem prejuízo das demais NRs pertinentes. Isso não significa ausência de gestão de riscos, mas impede tratar o item 30.4 como se estivesse textualmente incorporado ao regime específico da pesca. Compliance começa pela identificação correta da obrigação.
3. Produzir inventário e esquecer os seis procedimentos operacionais obrigatórios
A NR-30 exige procedimentos para manutenção em operação, clima extremo, acesso, movimentação de carga, atividades envolvendo outras unidades marítimas e atracação ou fundeio. Eles devem estar alinhados ao inventário e ao plano de ação e permanecer anexados ao PGRTA. Um programa que descreve perigos sem mostrar como atividades críticas serão executadas deixa incompleta a conexão entre avaliação e controle. O procedimento precisa ser utilizável por quem está a bordo.
4. Tratar três anos como prazo absoluto de validade
O intervalo trienal é apenas uma das hipóteses de revisão. Mudanças tecnológicas, ambientais, operacionais, procedimentais ou organizacionais podem exigir atualização antecipada, assim como a identificação de inadequações na avaliação ou nas medidas preventivas. Uma embarcação modificada não deveria navegar durante anos com PGRTA baseado no cenário anterior apenas porque a data formal ainda não venceu. Gestão de mudanças precisa alimentar o programa.
5. Fazer manutenção sem AR específica porque o serviço é rotineiro
A NR-30 determina que todo trabalho de manutenção em embarcação em operação seja precedido de Análise de Risco. A frequência da tarefa não elimina essa obrigação, porque condições ambientais, equipe, energia, interferências e estado do equipamento podem mudar. A AR ainda precisa indicar quando a Permissão de Trabalho é necessária. Rotina operacional não deve ser confundida com ausência de risco.
6. Controlar treinamento apenas por certificados de formação marítima
Formação profissional marítima e capacitação de SST prevista pela NR-30 cumprem funções diferentes. Para o corpo principal da norma, o treinamento inicial é presencial, possui no mínimo quatro horas e deve atingir todos os tripulantes, enquanto o periódico ocorre a cada dois anos. Operadores de máquinas também precisam receber conteúdo compatível com os equipamentos utilizados. Verificar somente habilitação profissional pode deixar lacuna no treinamento ocupacional exigido.
7. Manter PCMSO, ASO e PGRTA em sistemas que não conversam
Os exames ocupacionais precisam ser planejados à luz dos riscos existentes, e a NR-30 permite exames adicionais relacionados aos riscos identificados no PGRTA. Se a Medicina Ocupacional recebe descrição genérica da função e desconhece exposições ou mudanças operacionais, o PCMSO trabalha com informação incompleta. O ASO também precisa estar disponível a bordo nas condições previstas pela norma. Saúde ocupacional e gerenciamento de riscos precisam representar o mesmo trabalho.
Gestão de mudanças é uma das principais defesas contra PGRTA desatualizado
Embarcações passam por reformas, substituição de equipamentos, novos contratos e mudanças no método de operação. Cada alteração pode introduzir perigos ou modificar medidas existentes. Por isso, engenharia, manutenção, operação e SST precisam comunicar mudanças antes da retomada plena da atividade.
Uma lista simples de gatilhos pode evitar que a revisão dependa apenas da memória do responsável pelo documento. Nova máquina, alteração estrutural, novo tipo de carga, rota com condição diferente, mudança significativa na tripulação ou ocorrência relevante podem iniciar verificação do PGRTA.
Procedimentos a bordo precisam funcionar durante a operação real
Documentos muito extensos, mantidos apenas em computadores da sede, podem ter pouca utilidade em uma emergência. Procedimentos críticos precisam ser acessíveis e compreensíveis para quem executa a atividade, especialmente quando tratam de clima adverso, embarque, movimentação e manutenção.
Isso não significa simplificar a ponto de perder conteúdo técnico. O desafio é converter análise complexa em instruções operacionais claras, com responsabilidades, condições impeditivas, medidas de prevenção e resposta a desvios.
Indicadores de quase acidentes ajudam a revisar o PGRTA antes da lesão
Escorregamentos sem lesão, objetos que quase caem, falhas de acesso, perdas temporárias de controle de carga e situações de embarque inseguro podem revelar degradação das barreiras. Esperar um acidente grave para atualizar o programa desperdiça informação preventiva.
A organização pode registrar e analisar esses eventos de forma proporcional. Quando padrões aparecem em determinadas operações, embarcações ou equipamentos, o inventário e o plano de ação precisam ser confrontados com a realidade encontrada.
Manutenção não deve competir com vigilância, navegação ou carga
A NR-30 proíbe que o tripulante realize trabalhos de manutenção cumulativamente com atividades de vigilância, navegação, carga ou descarga. A regra reconhece que dividir atenção entre tarefas críticas pode aumentar significativamente a possibilidade de falha.
Dimensionamento e planejamento precisam considerar esse requisito. Uma tripulação reduzida não deve ser utilizada como justificativa para acumular atividades incompatíveis. Se a manutenção precisa ocorrer durante a operação, a organização deve planejar recursos suficientes para realizá-la com segurança.
AR e PT precisam ser atualizadas quando a condição muda
A Permissão de Trabalho possui validade vinculada às condições definidas e não pode ultrapassar vinte e quatro horas. Mudanças na equipe, ambiente ou forma de execução podem exigir nova avaliação antes da continuidade.
Revalidar mecanicamente uma PT sem verificar condições transforma o documento em formalidade. A pessoa responsável pela aprovação precisa ter informação suficiente para determinar se os controles inicialmente estabelecidos continuam válidos.
Trabalho em altura no mar exige leitura conjunta da NR-30 e da NR-35
A NR-35 continua aplicável, mas a NR-30 acrescenta condições específicas relacionadas à embarcação em operação. Critérios de vento, ondas, iluminação e balanço mostram que a análise não pode ser reproduzida diretamente de uma atividade executada em estrutura fixa em terra.
O sistema de proteção contra quedas, a possibilidade de resgate e a queda de ferramentas também precisam ser considerados. Uma atividade suspensa por condição ambiental somente deve ser retomada quando o cenário voltar a atender aos critérios previstos.
Movimentação de carga exige certificação, inspeção e limites claros
A NR-30 possui requisitos específicos para equipamentos de guindar e acessórios, incluindo certificação e inspeções. A capacidade máxima precisa permanecer legível e visível, e o equipamento deve ser utilizado dentro de sua condição segura de operação.
O PGRTA deve reconhecer interação entre carga, balanço da embarcação, pessoas, áreas de circulação e equipamentos. Manter certificados atualizados não elimina necessidade de inspeção e comportamento operacional compatível com as condições do momento.
Acesso seguro precisa ser verificado antes de cada operação de embarque
Oscilações de maré, movimento relativo, conservação de passarelas e posicionamento podem mudar a condição de acesso mesmo quando o equipamento possui certificação. Inspeção visual e supervisão adequada ajudam a identificar situações que exigem correção antes de permitir passagem.
Embarcações fundeadas exigem cuidados adicionais, incluindo supervisão e meios de comunicação. Quando a transferência é realizada por contratadas, responsabilidades de interface precisam estar claramente definidas.
PCMSO precisa acompanhar peculiaridades da vida embarcada
Trabalhadores aquaviários podem permanecer períodos prolongados a bordo, conviver com movimento constante, ruído, vibração, jornadas específicas e distância de atendimento médico em terra. O PCMSO precisa considerar aquilo que for efetivamente identificado e classificado como risco na atividade.
A previsão de prorrogação do exame durante travessia existe para situação excepcional em que sua validade expira já no curso da viagem. Ela não deve ser utilizada para embarcar deliberadamente trabalhadores com exame vencido quando havia condições de regularização antes da partida.
Empresas prestadoras precisam entrar no planejamento antes de embarcar
Profissionais externos podem realizar atividades críticas em ambiente que desconhecem. Conferir certificados é apenas a primeira etapa. Eles também precisam compreender acesso, emergências, comunicação, interferências e limitações específicas da embarcação.
A contratante deve evitar iniciar integração somente quando a equipe já está no cais. Mobilização antecipada permite identificar capacitações faltantes, planejar AR e definir quais serviços exigirão PT, bloqueios ou requisitos adicionais.
Auditoria entre embarcações semelhantes pode revelar diferenças invisíveis no papel
Duas embarcações do mesmo modelo podem desenvolver condições diferentes ao longo dos anos por causa de reformas, manutenção, rotas e práticas operacionais. Comparar indicadores e inspeções pode revelar perda de padronização.
O objetivo não é transformar toda frota em uma única configuração, mas identificar quando diferenças introduzem risco não avaliado. O PGRTA precisa acompanhar a embarcação real e não apenas seu projeto original.
Quais documentos precisam conversar no PGRTA e na NR-30?
PGRTA, inventário de riscos, plano de ação, procedimentos operacionais, PGR dos estabelecimentos, AR, PT, registros de inspeção, certificados de equipamentos, treinamentos, documentos de acesso e registros de manutenção precisam representar as mesmas condições. Quando a embarcação é modificada, esses documentos devem ser verificados em conjunto para evitar que apenas um deles seja atualizado.
PCMSO, ASO e informações de saúde ocupacional também precisam manter coerência com os riscos existentes, preservando sigilo médico. Para atividades de contratadas, documentos de capacitação e integração precisam se conectar ao planejamento específico do serviço. A finalidade é assegurar rastreabilidade entre risco identificado, medida planejada, execução e verificação da eficácia.
O que não deve ser feito?
A empresa não deve copiar o PGR da sede e chamá-lo de PGRTA, utilizar o mesmo programa para toda a frota sem avaliar particularidades, esperar obrigatoriamente três anos para revisar mudanças importantes ou executar manutenção em embarcação em operação sem Análise de Risco. Também não deve preencher documentos depois da atividade apenas para completar arquivo de auditoria.
Também não é adequado aplicar o item 30.4 automaticamente à pesca comercial sem observar o campo específico do Anexo I, usar certificados profissionais como substitutos de todos os treinamentos de SST ou permitir que Medicina Ocupacional trabalhe com descrição de função desconectada das exposições reais. Conformidade precisa começar pela interpretação correta da norma e terminar na execução segura do trabalho.
Checklist estratégico para PGRTA e segurança no trabalho aquaviário
Perguntas que a empresa precisa responder
- Existe um PGRTA efetivamente elaborado e implementado para cada embarcação abrangida pelo item 30.4 da NR-30?
- O PGRTA está separado, mas integrado ao PGR dos estabelecimentos em terra?
- Os seis grupos de procedimentos operacionais exigidos pela NR-30 estão anexados e coerentes com o inventário de riscos?
- Modificações de máquinas, processos, condições ou organização do trabalho acionam revisão do PGRTA antes do prazo de três anos?
- Existe pelo menos um tripulante efetivamente embarcado formalmente designado e capacitado para a aplicação da NR-30?
- O treinamento inicial de quatro horas e os treinamentos periódicos bienais estão corretamente controlados quando aplicáveis?
- Toda manutenção em embarcação em operação é precedida de AR e recebe PT quando a análise indicar essa necessidade?
- PCMSO, ASO e exames complementares refletem os riscos identificados e classificados no PGRTA?
- Prestadores não tripulantes têm sua capacitação verificada e recebem integração suficiente antes de executar serviços?
- A empresa diferencia corretamente o corpo principal da NR-30 do regime específico aplicável às embarcações comerciais de pesca?
Estudos de Caso AMBRAC
Os exemplos abaixo são situações ilustrativas e demonstram como erros de escopo, documentação e operação podem comprometer a gestão aquaviária. Eles não representam empresas específicas e servem para demonstrar a aplicação prática dos requisitos da NR-30.
Estudo de Caso 1 - Frota utilizava um único PGRTA corporativo
Uma empresa de transporte aquaviário mantinha cinco embarcações com características e equipamentos diferentes, mas utilizava um único documento padronizado para toda a frota. O inventário não distinguia acessos, sistemas de movimentação e intervenções de manutenção realizadas em cada unidade.
- Contexto: Frota diversificada e gerenciamento centralizado em um documento genérico;
- Desafio: Transformar padronização corporativa em programas capazes de representar cada embarcação;
- Diagnóstico AMBRAC: A empresa possuía estrutura de gestão, mas não atendia adequadamente ao princípio de PGRTA por embarcação;
- Plano de ação: Separação dos inventários, revisão dos procedimentos, identificação das particularidades de cada unidade e consolidação de controles corporativos comuns;
- Resultado: A organização passou a manter padrão corporativo sem perder a rastreabilidade dos riscos e das medidas específicas de cada embarcação.
Estudo de Caso 2 - Manutenção rotineira era executada sem AR específica
Uma embarcação realizava semanalmente manutenção em determinado conjunto mecânico durante a operação. Por ser uma tarefa conhecida, a equipe utilizava procedimento antigo e não elaborava nova AR, mesmo quando condições ambientais e composição da equipe variavam.
- Contexto: Atividade frequente tratada como suficientemente conhecida para dispensar análise atualizada;
- Desafio: Incorporar as mudanças de condição sem burocratizar desnecessariamente a manutenção;
- Diagnóstico AMBRAC: A rotina havia substituído uma exigência expressa da NR-30 e impedia avaliação das condições específicas de cada intervenção;
- Plano de ação: Estruturação de AR objetiva, critérios de PT, definição de condições impeditivas e treinamento dos responsáveis pela aprovação;
- Resultado: A análise passou a ser realizada antes das intervenções e a equipe ganhou critérios claros para interromper atividades quando as condições mudavam.
Estudo de Caso 3 - Empresa de pesca utilizava modelo inadequado do corpo principal da NR-30
Uma operação de pesca comercial havia recebido documentação baseada integralmente no item 30.4 do corpo principal da NR-30 sem análise do campo de aplicação específico. Ao mesmo tempo, requisitos próprios do Anexo I relacionados à pesca estavam superficialmente tratados.
- Contexto: Uso de modelo aquaviário genérico em atividade sujeita a regime específico dentro da NR-30;
- Desafio: Corrigir a base normativa sem reduzir a proteção existente;
- Diagnóstico AMBRAC: A documentação possuía excesso de requisitos importados de um campo e ausência de aprofundamento nas obrigações efetivamente aplicáveis;
- Plano de ação: Revisão do Anexo I, demais NRs pertinentes, PCMSO, formação, salvamento, manutenção e condições reais das embarcações;
- Resultado: A gestão passou a utilizar matriz legal compatível com o campo de aplicação sem abrir mão das medidas preventivas necessárias à operação.
Leia também: postagens recomendadas
- Nova NR-10 de 2026: riscos elétricos e preparação das empresas;
- NR-35 e escadas: requisitos para trabalho em altura;
- NR-33 e PET: erros críticos em espaços confinados;
- NR-12 e bypass: quando proteções de máquinas deixam de proteger;
- PGR e terceirizadas: integração de riscos entre empresas;
- Ruído ocupacional: audiometria, exposição e prevenção da PAIR;
- Trabalho noturno e em turnos: saúde, PGR e prevenção.
FAQ – PGRTA, NR-30 e segurança no trabalho aquaviário
A NR-30 possui regras específicas que não devem ser confundidas com o PGR convencional nem aplicadas sem verificar o tipo de embarcação. As respostas abaixo resumem os pontos mais importantes para operadores, armadores, RH, SESMT e responsáveis por Medicina Ocupacional.
O que é o PGRTA previsto na NR-30?
É o Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Aquaviário, que deve ser elaborado e implementado por embarcação pelo empregador ou equiparado, dentro do campo de aplicação correspondente da NR-30.
O PGRTA precisa ser elaborado para cada embarcação?
Sim. O item 30.4.1 determina que o empregador ou equiparado elabore e implemente o PGRTA por embarcação, considerando as necessidades e peculiaridades das atividades aquaviárias.
O PGRTA substitui o PGR dos estabelecimentos da empresa?
Não. A própria NR-30 estabelece que a elaboração do PGRTA não dispensa a organização de elaborar e implementar o PGR em seus estabelecimentos nos termos da NR-1.
Embarcação de pesca comercial precisa cumprir o PGRTA do item 30.4?
O texto da NR-30 determina que aos trabalhadores das embarcações classificadas como comerciais de pesca aplica-se apenas o Anexo I da NR-30, sem prejuízo das demais Normas Regulamentadoras aplicáveis. Portanto, o item 30.4 do corpo principal não deve ser automaticamente aplicado à pesca comercial como se integrasse o Anexo I.
De quanto em quanto tempo o PGRTA deve ser revisto?
A NR-30 determina revisão a cada três anos e também quando ocorrerem mudanças em tecnologias, ambientes, processos, condições, procedimentos ou organização do trabalho, ou quando forem identificadas inadequações ou insuficiências.
Quais procedimentos operacionais precisam ser mantidos na embarcação?
A NR-30 exige procedimentos relacionados a manutenção em operação, condições climáticas extremas, acesso seguro, movimentação de carga, atividades envolvendo outras unidades marítimas e manobras de atracação e fundeio.
O PCMSO precisa estar integrado ao PGRTA?
Sim. A NR-30 complementa a NR-7 e permite exames adicionais quando relacionados aos riscos ocupacionais identificados e classificados no PGRTA. Uma cópia do ASO também deve permanecer na embarcação em meio físico ou eletrônico.
Qual é a carga horária do treinamento inicial da NR-30?
Para o campo de aplicação do corpo principal da NR-30, o treinamento inicial é presencial, destinado a todos os tripulantes e possui carga horária mínima de quatro horas. O treinamento periódico deve ocorrer a cada dois anos.
Quando é obrigatório constituir o GSSTB a bordo?
A NR-30 exige GSSTB nas embarcações de bandeira nacional com no mínimo 500 de arqueação bruta e também prevê sua aplicação a determinadas embarcações estrangeiras que operem por mais de 180 dias em águas jurisdicionais brasileiras com trabalhadores brasileiros a bordo.
O que mudou na NR-30 com a Portaria MTE nº 1.758/2026?
A Portaria MTE nº 1.758/2026 alterou no Anexo II da NR-28 o enquadramento do subitem 30.19.6 da NR-30, atribuindo código 130851-3, grau de infração 3 e tipo Segurança. Ela não alterou o texto do PGRTA previsto no item 30.4.
Conclusão
O trabalho aquaviário possui particularidades que justificam um gerenciamento específico. A NR-30 reconhece essa realidade ao exigir PGRTA por embarcação dentro do campo de aplicação de seu corpo principal, conectando o programa às peculiaridades da operação marítima e das águas interiores.
Essa exigência não elimina o PGR dos estabelecimentos em terra. A organização precisa manter dois níveis de gerenciamento: aquilo que acontece na base e aquilo que acontece em cada embarcação. As interfaces entre os dois sistemas devem ser coordenadas.
O PGRTA precisa conter mais do que um inventário copiado de modelo corporativo. A própria NR-30 exige procedimentos operacionais ligados a atividades críticas e determina sua coerência com o inventário de riscos e o plano de ação.
Manutenção, clima extremo, acesso, movimentação de carga, interação com outras unidades marítimas e manobras fazem parte desse conjunto mínimo. Esses procedimentos devem permanecer disponíveis a bordo e refletir a forma real de execução.
A revisão trienal também não deve ser tratada como simples data de validade. Modificações de tecnologia, processo, ambiente ou organização podem exigir revisão antes. O mesmo ocorre quando medidas se mostram insuficientes.
Embarcações mudam ao longo de sua vida útil. Equipamentos são substituídos, contratos novos surgem e rotas são alteradas. A gestão de mudanças precisa impedir que o documento permaneça descrevendo uma embarcação que já não existe operacionalmente.
A capacitação dos trabalhadores é outra camada importante. Treinamento inicial presencial de quatro horas e atualização bienal fazem parte das obrigações do corpo principal da NR-30. Habilitação marítima não deve ser confundida com todo o treinamento ocupacional previsto pela norma.
Prestadores externos também precisam ser avaliados. Certificados aplicáveis devem ser exigidos antes do serviço, e a integração precisa apresentar os riscos específicos da embarcação. A experiência em outro navio não garante conhecimento do cenário atual.
Na manutenção em operação, a exigência de AR é direta. Atividade rotineira não elimina a necessidade de avaliar as condições encontradas. Quando a AR indicar, a PT passa a estruturar requisitos e autorizações para a execução.
A PT possui validade limitada e não pode ultrapassar vinte e quatro horas. Mudanças nas condições ou na equipe precisam provocar nova reflexão, evitando que o documento continue válido apenas porque foi assinado anteriormente.
Trabalho em altura demonstra como a NR-30 complementa normas gerais. Vento, ondas, iluminação e balanço da embarcação adicionam condições impeditivas que não aparecem da mesma forma em estruturas fixas.
Espaços confinados seguem sujeitos à NR-33, e máquinas podem continuar submetidas à NR-12 conforme as condições previstas. PGRTA não substitui as demais normas; ele organiza o gerenciamento dentro do contexto aquaviário.
A Medicina Ocupacional também precisa participar. Riscos identificados no PGRTA devem alimentar o PCMSO e orientar os exames tecnicamente necessários. O ASO deve estar disponível a bordo conforme determina a norma.
A prorrogação de exame durante travessia é uma exceção operacional limitada. Utilizá-la como mecanismo rotineiro de gestão de vencimentos descaracteriza sua finalidade. Planejamento médico precisa ocorrer antes do embarque sempre que possível.
CIPA e GSSTB criam participação e acompanhamento, mas não substituem o gerenciamento formal dos riscos. Reuniões precisam utilizar informações de acidentes, deficiências e condições observadas para melhorar medidas existentes.
Acesso à embarcação merece o mesmo nível de controle que tarefas técnicas. Escadas, passarelas, transferências e desembarque expõem trabalhadores antes e depois do serviço principal e precisam permanecer incorporados ao sistema preventivo.
O campo de aplicação da pesca comercial exige atenção especial. A NR-30 determina aplicação de seu Anexo I a essas embarcações e não autoriza simplesmente transportar o item 30.4 para esse regime. Interpretar corretamente a norma é tão importante quanto possuir documentação extensa.
A atualização de setembro de 2026 reforça essa necessidade de acompanhamento regulatório. A Portaria nº 1.758 modificou o enquadramento fiscalizatório do subitem 30.19.6 dentro da NR-28, sem alterar o PGRTA. Empresas precisam saber distinguir mudança de penalidade de mudança de obrigação.
Essa distinção evita dois extremos: ignorar uma atualização porque ela parece apenas administrativa ou reconstruir todo o sistema de SST acreditando que surgiu obrigação inexistente. A leitura precisa identificar exatamente qual dispositivo foi alterado.
Por isso, a pergunta estratégica não deveria ser apenas “nossa embarcação possui um PGRTA arquivado?”. A pergunta mais importante é: “o inventário, os procedimentos, as análises de risco, a Medicina Ocupacional e as decisões tomadas a bordo descrevem a mesma operação que está acontecendo hoje?”
A AMBRAC apoia organizações na construção dessa coerência, integrando NR-30, PGRTA, PGR, PCMSO, AR, PT, capacitação, terceirização e inspeções para que o gerenciamento de riscos aquaviários funcione como sistema preventivo e não apenas como conjunto de documentos.
Como a AMBRAC pode apoiar sua empresa
A AMBRAC pode revisar a aplicação da NR-30 à operação, estruturar o PGRTA por embarcação e integrar os documentos e controles necessários à prevenção de acidentes e doenças no trabalho aquaviário.
PGRTA, operação e Segurança do Trabalho
- Elaboração e revisão do PGRTA por embarcação conforme o campo de aplicação da NR-30;
- Revisão do inventário de riscos e do plano de ação das operações aquaviárias;
- Estruturação dos procedimentos operacionais exigidos pela NR-30;
- Revisão de Análises de Risco e Permissões de Trabalho para manutenção e atividades críticas;
- Auditoria de acesso, movimentação de carga, máquinas e condições de trabalho a bordo;
- Integração de prestadores de serviços e capacitações necessárias antes da mobilização.
PCMSO, treinamento e gestão integrada
- Integração entre PGRTA, PGR dos estabelecimentos e PCMSO;
- Revisão dos riscos informados à Medicina Ocupacional e dos critérios de exames aplicáveis;
- Auditoria de ASOs e documentação necessária a bordo;
- Controle e revisão dos treinamentos inicial e periódicos previstos na NR-30;
- Apoio à organização da CIPA e do GSSTB quando aplicáveis;
- Auditoria regulatória para diferenciar corpo principal da NR-30, Anexo de Pesca Comercial e demais NRs incidentes.
Fontes oficiais consultadas
- Ministério do Trabalho e Emprego — Norma Regulamentadora nº 30, Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário;
- Ministério do Trabalho e Emprego — Texto oficial consolidado da NR-30;
- Ministério do Trabalho e Emprego — Portaria MTP nº 425/2021, nova redação da NR-30;
- Ministério do Trabalho e Emprego — Portaria MTE nº 1.758/2026, alteração do enquadramento fiscalizatório do item 30.19.6;
- Ministério do Trabalho e Emprego — NR-1, Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
- Ministério do Trabalho e Emprego — NR-7, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
- Fundacentro — Congresso sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Pesca em 2026.
O PGRTA da sua embarcação representa o trabalho real ou apenas atende ao arquivo documental?
A AMBRAC pode revisar PGRTA, PGR, PCMSO, procedimentos, treinamentos, AR, PT, contratadas e condições a bordo para identificar lacunas entre documentação, operação e requisitos da NR-30.
Revisar a NR-30 da operação
Simulador AMBRAC - Segurança & Medicina do Trabalho
Preencha os campos a seguir para estimar, de forma preliminar, o nível de investimento necessário em Segurança e Medicina do Trabalho, com base no perfil setorial, estrutura da operação e gestão de riscos.
Simulação orientativa, pensada para apoiar decisões de orçamento, planejamento anual e priorização de ações de conformidade.
Selecione o segmento que mais se aproxima da operação.
Depois de escolher o setor, selecione a categoria do seu negócio.
Considere CLT, Estagiários e Aprendizes (Escopo de SST).
Informe quantos CNPJs ou locais de trabalho.
Turnos efetivamente ativos (manhã, tarde, noite, madrugada).
Informe a carga horária média de cada turno (entre 1h e 24h).
Informe se a empresa já possui CIPA implantada.
Agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Gestão integrada dos eventos S-2210, S-2220, S-2240.
Solicite uma Proposta Detalhada
Se os valores estimados fazem sentido para o seu cenário, envie seus dados e receba uma análise técnica completa, com cronograma, programas obrigatórios e validação normativa.
Ao enviar seus dados, você concorda em ser contatado pela AMBRAC para recebimento de proposta, orientações técnicas e conteúdos sobre SST, conforme nossa política de privacidade.

