JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

Medicina do Trabalho: Saiba mais sobre recrutamento e seleção de PcDs no mercado de trabalho

2 de abril de 2024

Infelizmente a contratação de profissionais PcDs ainda é um grande desafio para empresas e recrutadores, por muita das vezes ser vista como pura obrigação legal. Porém, não basta contratar: é necessário ter um clima organizacional ajustado que atenda às necessidades da PcD.

Assim, a empresa tornará o ambiente verdadeiramente inclusivo e garantirá o bem-estar de todos. Por isso precisamos ter um novo olhar sobre o assunto. Saiba mais informações sobre recrutamento e seleção de PcDs nesse artigo!

Quais pessoas podem ser consideradas PcDs?

Uma pessoa com deficiência é qualquer pessoa que possua uma ou mais das deficiências conhecidas como: física, intelectual, visual, auditiva e cognitiva.

O que a lei diz?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal de 1988, os critérios de admissão às vagas devem basear-se exclusivamente nas exigências e necessidades técnicas da empresa, independentemente de preferências pessoais na contratação de funcionários.

Isso inclui a proibição de discriminação com base em raça, sexo, religião, opinião, nacionalidade, deficiência ou outras circunstâncias pessoais, ou sociais, ao publicar ofertas de emprego.

Atualmente, existem duas leis: a Lei de Cotas n° 8.213, de 1991, e o Decreto n° 3.298, de 1999. Segundo elas, todas empresas devem apresentar uma cota de admissão de PcDs conforme a quantidade de funcionários.

Segundo dados do IBGE, a taxa de participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de 28,3%, menos da metade do índice registrado entre as pessoas sem deficiência, que é de 66,3%.

Benefícios de ter um PCD no ambiente de trabalho

Como sociedade, ainda temos muitos preconceitos com os PcDs como, por exemplo, imaginar que são incapazes. Mas a convivência pode melhorar essa imagem e acrescentar muito na organização. Além de contribuir com a empresa, os profissionais ganham por serem colocados no mercado de trabalho, diminuindo assim o desemprego e ajudando na inclusão social, ter um quadro de colaboradores diversos é sempre positivo para as empresas, pois isso aumenta a criatividade e as rotinas internas.

Dicas para o recrutamento, seleção e contratação de PcDs

É importante pensar em todo o processo de recrutamento e seleção, pois precisamos seguir algumas peculiaridades. A contratação deve ser feita de forma séria e não apenas encaixar um profissional PcD em uma vaga só para obedecer à lei. O RH tem parte fundamental na inclusão e integração destes colaboradores, criando as condições para que eles desempenhem suas funções sociais.

Inclusão não se trata apenas de uma contratação e sim do preparo da organização inteira para que as pessoas com deficiência possam adquirir autoestima, sejam acolhidas e se integrem a rotina da empresa. confira algumas dicas para esse processo se tornar mais fácil:

  • Realize palestras de informações, sensibilização em treinamento para todos os setores;
  • Promova ações para os colaboradores tenham relacionamentos saudáveis com os PcDs;
  • Procure apoio personalizado de organizações;
  • Promova conversas sobre o tema com palestrantes PcD para educar sua empresa e combater o capacitismo.

Após a contratação, também é essencial investir em acessibilidade dessas pessoas, e fazer as adaptações conforme a Norma Técnica Brasileira 9050 (NBR-9050).

Para finalizarmos, conforme os dados que mostramos acima, é crucial que as empresas mudem sua percepção sobre pessoas com deficiência, a mudança dessa realidade não será feita apenas com normas, burocracias internas e vagas operacionais, precisamos cada vez mais ofertar oportunidade, acreditar nas pessoas e investir no seu desenvolvimento.

Conte com a AMBRAC para melhorar o ambiente de trabalho implementando medidas relativas à Saúde e Segurança do Trabalho

Para ajudar a manter a sua empresa regularizada, a AMBRAC é uma empresa especializada em saúde ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Atendemos desde pequenos empreendedores até empresas de grande porte, elaborando projetos personalizados e auxiliando na implantação de sistemas que garantem o bem-estar dos seus colaboradores.

Portanto, agora que você já sabe mais sobre a relação entre segurança do trabalho e produtividade, não deixe de implementar medidas relativas à SST na sua empresa. Se precisar de auxílio para isso, entre em contato com a AMBRAC!

Não deixe de acompanhar os nossos conteúdos aqui no blog!

Se você também deseja ter uma empresa que garanta a segurança dos colaboradores, tornando-os mais saudáveis, engajados e produtivos, entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos!

Seguro é estar presente! #vemserAMBRAC

Conte com uma consultoria especializada

Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.

Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!

Aproveite para entrar em contato com a AMBRAC e descubra todas as soluções que temos para oferecer.

Porque escolher a AMBRAC?

A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.

Estamos dispostos a encontrar as soluções mais ideais e qualificadas em saúde, segurança do trabalho e para o ambiente de trabalho da sua empresa. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.

Se você deseja melhorar a saúde ocupacional em sua empresa, convidamos você a visitar nosso site para conhecer mais sobre nossos serviços e soluções. Não hesite em entrar em contato com nossa equipe, pronta para responder às suas perguntas, fornecer orientações e auxiliá-lo em todas as etapas do processo.

Invista na saúde ocupacional e faça da AMBRAC a sua parceira confiável para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Até a próxima!

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.