Apesar das semelhanças no nome e na característica principal (ambas são desencadeadas por algum desconforto profissional), as síndromes atacam o indivíduo de diferentes formas, trazendo questionamentos que afetam o dia a dia do colaborador.
O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout é caracterizada por um distúrbio psíquico que afeta o estado emocional e físico do trabalhador. A principal causa da doença é o excesso de trabalho, que desencadeia um esgotamento profissional.
Infelizmente, cada vez mais está sendo comum os diagnósticos de burnout. A síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Ela pode resultar em estado de depressão profunda e sensação extrema de cansaço.
Quem sofre deste mal costuma, por exemplo, demorar muito tempo para realizar uma tarefa simples, pois o corpo e a mente já não respondem mais como antes.
O que é a Síndrome de Boreout?
Diferente da anterior, a Síndrome de Boreout é pouco falada e conhecida, mas as suas características, infelizmente, estão presentes nas rotinas de muitos colaboradores, independentemente de qual seja a área de atuação.
Boreout também é um distúrbio psíquico, além de ser uma forma de praticar assédio moral. Basicamente ela é o contrário da Síndrome de Burnout, uma vez que é caracterizada pelo fato do trabalhador não ter tarefas para executar, o levando a insatisfação profissional e angústia.
A síndrome ataca diretamente a autoestima do profissional que não se sente valorizado pela empresa que contratou os seus serviços. E não estamos falando do colaborador que trabalha sem o reconhecimento merecido e, sim, do colaborador que não tem a chance de mostrar o seu talento, ficando dias sem colocar em prática as suas habilidades e conhecimentos. Isso ocorre muito em casos de empregadores que não querem escutar as ideias dos empregados, acreditando ser assunto sem importância.
A relação direta entre as síndromes:
Como explicado no começo desta leitura, ambas síndromes falam de uma característica principal: são distúrbios psíquicos que causam desconforto profissional. É preciso que os empregadores e líderes saibam dosar as obrigações de um colaborador. Lembrem-se que a sobrecarga e a falta do que fazer são hábitos ruins para qualquer pessoa, trazendo insatisfação e conflito.
Há diferença nos sintomas das síndromes?
Por serem ligadas ao trabalho, não há muita diferença nos sintomas de quem está sofrendo com os distúrbios. Em ambas, o profissional sente:
- Sensação constante de negatividade;
- Cansaço físico e mental;
- Desmotivação;
- Dificuldade de concentração;
- Sentimento de incompetência;
- Priorizar as necessidades dos outros, acreditando que o colega é melhor que ele;
- Alterações repentinas de humor.
E como é feito o tratamento?
Seja qual for o diagnóstico (burnout ou boreout), o melhor tratamento indicado é buscar pela ajuda de um psicólogo. É ele quem vai saber orientar o paciente sobre quais são as alternativas mais corretas que ajudarão a eliminar o sentimento de desvalorização profissional.
Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!
Conte com a AMBRAC para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável
Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma prioridade estratégica para qualquer empresa. Um ambiente de trabalho seguro, além de cumprir com as exigências legais, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.
A AMBRAC é especialista em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão do eSocial. Atuamos com excelência no apoio a empresas de todos os portes, desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Nossos projetos são personalizados para atender às particularidades de cada cliente, garantindo a saúde dos colaboradores e o pleno cumprimento das obrigações legais.
Por que investir em SST?
A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:
- ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
- ✅ Melhora no clima organizacional;
- ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
- ✅ Cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.
Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.
Conte com uma consultoria especializada
Para alcançar os melhores resultados, o ideal é contar com uma consultoria experiente. A AMBRAC oferece soluções completas, que vão desde o diagnóstico e planejamento até a implantação de programas e sistemas de gestão da saúde ocupacional. Nossa equipe está preparada para atuar de forma próxima e personalizada.
Por que escolher a AMBRAC?
- ✅ Experiência comprovada em diversos setores da economia;
- ✅ Equipe técnica qualificada, com médicos, engenheiros e especialistas em SST;
- ✅ Atendimento consultivo, com foco em soluções práticas e eficazes;
- ✅ Infraestrutura moderna e processos alinhados com as exigências do eSocial.
Acreditamos que segurança é estar presente. E presença se faz com cuidado, escuta e ação. Nossa missão é promover um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo, com serviços de qualidade e atendimento de excelência.
Entre em contato com a AMBRAC!
Se você deseja transformar o ambiente da sua empresa e garantir mais saúde, engajamento e segurança para sua equipe, fale com a AMBRAC! Nossa equipe comercial está pronta para te atender e apresentar as melhores soluções.
📞 Solicite um orçamento agora mesmo. Fale com nossos especialistas e receba uma avaliação gratuita e a melhor proposta do mercado.
👉 WhatsApp: (61) 3226-0061
👉 E-mail: atendimento@ambrac.com.br
👉 Facebook: clique aqui
👉 Instagram: clique aqui
👉 Linkedin: clique aqui
Invista em saúde ocupacional. Invista em pessoas.