Quiet Quitting, ou “demissão silenciosa”, é um dos termos mais falados do último mês no mundo corporativo. O conceito surgiu na rede social TikTok por um engenheiro de 24 anos chamado Zaid Khan, que explicou a proposta do movimento:
“Você não está desistindo do seu emprego, mas está abandonando a ideia de ir além no trabalho”.
O vídeo acabou viralizando na internet e vem ganhando cada vez mais visibilidade, mas para sabermos profundamente o que está por trás dessa polêmica, é necessário avaliar alguns números.
Segundo uma pesquisa da American Psychology Association, com 1501 trabalhadores dos EUA, 79% dos entrevistados disseram ter estresse relacionado ao trabalho.
Na mesma pesquisa, 3 a cada 5 trabalhadores afirmaram impactos negativos relacionados ao estresse no trabalho, como falta de interesse, motivação e energia (26%) e falta de esforço (19%). 36% dos entrevistados reportaram cansaço cognitivo, 32% alegaram exaustão emocional e 44% fadiga física. Todos esses números se conectam a uma doença ocupacional: o Burnout, estresse crônico relacionado ao trabalho.
No Brasil, os problemas também são os mesmos, o país ocupa a segunda posição de afetados por estresse no trabalho, 1 em cada 3 brasileiros sofre de Burnout. É nesse panorama que as mudanças de comportamento no mundo corporativo acontecem.
A demissão silenciosa
Ao contrário da tradução literal, o conceito do Quiet Quitting não é exatamente o ato de se demitir da empresa, mas sim que os colaboradores façam apenas o mínimo esperado e contratado, como suas tarefas designadas, não trabalhar horas extras ou aos finais de semana.
Após a Grande Recessão em 2008, o ato de trabalhar excessivamente se tornou popular entre gerações mais novas que sentiam a necessidade de ter uma renda maior e iniciar, talvez, um negócio próprio para alcançar o sucesso no cenário ruim da economia.
Essa cultura do “workaholic” se perpetuou nas redes sociais e, rapidamente, o excesso de trabalho e desgaste foram romantizados e normalizados, trazendo grandes consequências a ponto do colaborador não conseguir separar sua vida profissional da pessoal, confira alguns dados:
- 32% trabalha mesmo ao utilizar o banheiro;
- 63% mesmo estando doente;
- 70% trabalha no fim de semana.
Como incentivar funcionários e evitar o Quiet Quitting?
É totalmente compreensível que empresas esperem total dedicação de seus funcionários, porém, novos talentos não acontecem sem motivação por trás. Segundo uma pesquisa mundial realizada pela Gallup, apenas 21% dos funcionários estão totalmente engajados no trabalho, custando em dólares, US$ 7,8 trilhões para a economia global.
O que motiva as pessoas a darem o melhor?
Obviamente, cada pessoa possui uma visão particular sobre felicidade e realização pessoal e profissional, e é impossível evitar que as pessoas “saiam silenciosamente” de sua empresa, mas existem estratégias que melhoram o desenvolvimento e engajamento de seus colaboradores no trabalho.
Desenvolver e confiar em pessoas é fundamental para criar motivação e, assim, gerar um compromisso maior delas. Tenha relações com os seus liderados, conecte-se e compartilhe interesses em comum. Atue com compromisso e honestidade, ouça com atenção, passe segurança em suas opiniões, conselhos e decisões.
Além de oferecer treinamentos para aperfeiçoar as habilidades do seu time junto com a área de Recursos Humanos. Confira algumas outras opções que podem ser adotadas em sua organização:
- Desenvolver lideranças;
- Oferecer oportunidades de crescimento;
- Reconhecer os feitos;
- Repensar sua gestão e cultura organizacional.
Existem diversas coisas que sua empresa pode oferecer para evitar o Quiet Quitting e o descontentamento de seus funcionários, como salário, cultura, respeito aos funcionários, limites e oportunidades. Com as tendências de comportamento do mercado de trabalho mudando constantemente, é necessário parar e pensar: O que sua empresa tem oferecido para as pessoas?
Conte com a AMBRAC para melhorar o ambiente de trabalho implementando medidas relativas à Saúde e Segurança do Trabalho
Para ajudar a manter a sua empresa regularizada, a AMBRAC é uma empresa especializada em saúde ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Atendemos desde pequenos empreendedores até empresas de grande porte, elaborando projetos personalizados e auxiliando na implantação de sistemas que garantem o bem-estar dos seus colaboradores.
Portanto, agora que você já sabe mais sobre a relação entre segurança do trabalho e produtividade, não deixe de implementar medidas relativas à SST na sua empresa. Se precisar de auxílio para isso, entre em contato com a AMBRAC!
Não deixe de acompanhar os nossos conteúdos aqui no blog!
Se você também deseja ter uma empresa que garanta a segurança dos colaboradores, tornando-os mais saudáveis, engajados e produtivos, entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos!
Seguro é estar presente! #vemserAMBRAC
Conte com uma consultoria especializada
Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.
Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!
Aproveite para entrar em contato com a AMBRAC e descubra todas as soluções que temos para oferecer.
Porque escolher a AMBRAC?
A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.
Estamos dispostos a encontrar as soluções mais ideais e qualificadas em saúde, segurança do trabalho e para o ambiente de trabalho da sua empresa. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.
Se você deseja melhorar a saúde ocupacional em sua empresa, convidamos você a visitar nosso site para conhecer mais sobre nossos serviços e soluções. Não hesite em entrar em contato com nossa equipe, pronta para responder às suas perguntas, fornecer orientações e auxiliá-lo em todas as etapas do processo.
Invista na saúde ocupacional e faça da Meta a sua parceira confiável para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Até a próxima!