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AMBRAC: Fatores que prejudicam a qualidade de vida no trabalho

9 de outubro de 2024

Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!

A falta de estratégias que visam à promoção da qualidade de vida no trabalho pode gerar vários impactos negativos. Para você ter uma ideia, 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem de estresse e 32% sofrem de síndrome de burnout, segundo levantamento da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR).

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar quais são os principais fatores que prejudicam a qualidade de vida no ambiente laboral e o que fazer para evitá-los. Confira!

Quais fatores prejudicam a qualidade de vida no trabalho?

A seguir, confira alguns aspectos que afetam negativamente a qualidade de vida no trabalho.

Falta de valorização

Quando os funcionários não sentem que seu trabalho é valorizado, ficam desmotivados. Essa sensação de falta de reconhecimento e de oportunidades para o desenvolvimento profissional pode minar a autoestima da equipe.

Desequilíbrio entre vida profissional e vida pessoal

Os desafios de equilibrar as atividades pessoais com as do trabalho, às vezes por excesso de demandas ou por jornadas exaustivas, podem gerar sobrecarga mental, estresse, desgaste emocional e físico. Assim, a qualidade de vida fica bastante comprometida.

Comunicação ineficaz

Uma comunicação ruim entre os líderes e a equipe, ou até mesmo a ausência dessa troca no dia a dia, pode ocasionar más interpretações e conflitos que vão afetar o clima organizacional. A falta de clareza em relação aos objetivos a serem alcançados e a dificuldade de apresentar opiniões e ideias são outros fatores agravantes.

Improbabilidade de crescimento profissional

A percepção dos colaboradores com falta de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal tende a gerar frustração, desmotivação e desinteresse. Esses aspectos contribuem fortemente para a queda da qualidade de vida.

Inadequação do espaço de trabalho

Um ambiente com ruídos excessivos, temperatura inadequada e mobiliário fora dos padrões de segurança e ergonomia, por exemplo, é um espaço insalubre e inseguro, que vai comprometer a saúde física e mental da equipe.

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Como evitar esses fatores na sua empresa?

Existem algumas medidas para evitar os problemas que diminuem a qualidade de vida no trabalho. São elas:

  • Promover uma cultura de bem-estar, com implementação de programas de qualidade de vida, palestras e demais atividades de promoção à saúde;
  • Manter uma comunicação transparente, com o fornecimento de canais de comunicação abertos e de feedbacks, que promovam a construção de um ambiente produtivo e colaborativo;
  • Disponibilizar chances de desenvolvimento profissional, como programas de mentorias, workshops e treinamentos periódicos;
  • Oferecer flexibilidade de jornada de trabalho, estimular pausas durante o expediente, incentivar folgas e férias, entre outras ações que ajudem o colaborador a conciliar vida pessoal e profissional;
  • Valorizar o trabalho dos funcionários, por meio de oportunidades de desenvolvimento, cultura de feedbacks construtivos, recompensas e demais meios para aumentar a motivação e o senso de reconhecimento;
  • Prezar a ergonomia adequada, como controle de temperatura, iluminação adequada, limpeza do ambiente de trabalho, mobiliário e outras boas práticas que previnam doenças e acidentes e propiciem conforto.

Agora que você conhece os principais fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho, é importante cuidar da aplicação de medidas eficazes para promover um ambiente laboral salubre, que preza a segurança e o bem-estar dos colaboradores.

Conte com a AMBRAC para melhorar o ambiente de trabalho implementando medidas relativas à Saúde e Segurança do Trabalho

Para ajudar a manter a sua empresa regularizada, a AMBRAC é uma empresa especializada em saúde ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Atendemos desde pequenos empreendedores até empresas de grande porte, elaborando projetos personalizados e auxiliando na implantação de sistemas que garantem o bem-estar dos seus colaboradores.

Portanto, agora que você já sabe mais sobre a relação entre segurança do trabalho e produtividade, não deixe de implementar medidas relativas à SST na sua empresa. Se precisar de auxílio para isso, entre em contato com a AMBRAC!

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Existem empresas extremamente capacitadas para auxiliar na gestão de saúde e segurança oferecendo, inclusive, programas de gestão de saúde e segurança específicos para sua empresa. Portanto, conte com uma consultoria como aliada, para que sejam adotadas as melhores estratégias para proteger a sua equipe.

Cuidar da saúde e segurança no trabalho de toda a sua equipe, traz uma série de benefícios para a empresa. Além disso, é um compromisso legal e ético da organização com os profissionais que fazem parte dela. Portanto, inicie agora a gestão de saúde e segurança para do seu negócio!

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Porque escolher a AMBRAC?

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A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.

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Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.

Se você deseja melhorar a saúde ocupacional em sua empresa, convidamos você a visitar nosso site para conhecer mais sobre nossos serviços e soluções. Não hesite em entrar em contato com nossa equipe, pronta para responder às suas perguntas, fornecer orientações e auxiliá-lo em todas as etapas do processo.

Invista na saúde ocupacional e faça da AMBRAC a sua parceira confiável para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Até a próxima!

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