O extintor de incêndio é um item obrigatório em qualquer local, especialmente prédios, empresas, postos de gasolina e construções. O que muitas pessoas não sabem é que existem vários tipos de extintores de incêndio, cada um com diferentes aplicações.
Para garantir a segurança, certas áreas devem conter um ou mais desses equipamentos, sempre em local de fácil acesso. Entender suas diferenças e em quais tipos de incêndio são aplicados é fundamental para promover a segurança no trabalho.
Acompanhe e veja os cinco principais tipos de extintores de incêndio e em quais situações devem ser utilizados.
Quais os tipos de extintores de incêndio?
Apenas 54% das empresas no Brasil afirmam contar com um plano de contingência estruturado contra incêndios em suas instalações, segundo a pesquisa ISB/Ipsos. Esse número mostra que ainda é baixa a adesão às medidas preventivas voltadas a eventos dessa natureza.
Ao elaborar esse documento na sua empresa, tenha em mente que a instalação de extintores é indispensável. Mas como saber quais são os mais apropriados para cada situação? Confira, a seguir.
Classe A – Água líquida
Quando pensamos em combater ou evitar incêndios, o primeiro material que vem à mente é a água. Porém, esse não é necessariamente o tipo de extintor mais utilizado. Afinal, há muitos contextos em que a água pode piorar a situação.
Extintores à base de água líquida são indicados para incêndio com combustível sólido. Por exemplo, quando o fogo atinge móveis e estruturas de madeira.
Classe B – Espuma mecânica
O extintor de espuma mecânica é indicado para incêndios envolvendo gases e líquidos inflamáveis, como óleo de cozinha ou gás. Ele cobre toda a superfície, sufocando a chama e impedindo sua propagação. Lida justamente com os tipos de incêndio contra os quais a água líquida é menos eficaz, sendo a alternativa mais segura.
Classe C – Dióxido de carbono
Um dos tipos de extintores de incêndio em empresas mais utilizados hoje, o de dióxido de carbono funciona impedindo o processo de combustão. Para manter o fogo, essa reação consome oxigênio. O que o extintor faz é remover essa substância do ar, impedindo que a reação continue.
Essa é uma alternativa aos extintores à base de água líquida, indicada para incêndios em sistemas elétricos. Por exemplo, em geradores ou motores. É o tipo que você encontra em carros, por exemplo.
Classe D – Pó químico
Um dos menos comuns, esse dispositivo é mais utilizado em indústrias com necessidades específicas de segurança. É feito para controlar incêndios causados por metais combustíveis, como magnésio, zinco e alumínio em pó. Se seu negócio trabalha com esses materiais no dia a dia e tem risco de incêndio, deve contar com alguns desses à disposição.
Classe K – Acetato de potássio
Controlar incêndios em cozinhas industriais e praças de alimentação pode ser bem difícil, já que há muitos materiais inflamáveis, como banha, óleo e gordura. Nesses ambientes, o mais indicado é utilizar extintores à base de acetato de potássio, que têm o melhor potencial para controlar a propagação do calor, mesmo nesses locais.
Agora você conhece melhor os tipos de extintores de incêndio e suas aplicações. Assim, também pode encontrar aqueles que são mais importantes para manter a segurança no seu negócio e promover o bem-estar dos colaboradores.
Medicina e Segurança do Trabalho em Brasília – Tenha acesso hoje mesmo a uma consultoria de alto nível!
Conte com a AMBRAC para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável
Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma prioridade estratégica para qualquer empresa. Um ambiente de trabalho seguro, além de cumprir com as exigências legais, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.
A AMBRAC é especialista em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão do eSocial. Atuamos com excelência no apoio a empresas de todos os portes, desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Nossos projetos são personalizados para atender às particularidades de cada cliente, garantindo a saúde dos colaboradores e o pleno cumprimento das obrigações legais.
Por que investir em SST?
A gestão eficiente da saúde e segurança no trabalho traz inúmeros benefícios:
- ✅ Redução de acidentes e afastamentos;
- ✅ Melhora no clima organizacional;
- ✅ Aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho;
- ✅ Cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.
Implementar ações efetivas de SST não é apenas uma questão legal — é um compromisso ético com quem move a sua empresa: as pessoas.
Conte com uma consultoria especializada
Para alcançar os melhores resultados, o ideal é contar com uma consultoria experiente. A AMBRAC oferece soluções completas, que vão desde o diagnóstico e planejamento até a implantação de programas e sistemas de gestão da saúde ocupacional. Nossa equipe está preparada para atuar de forma próxima e personalizada.
Por que escolher a AMBRAC?
- ✅ Experiência comprovada em diversos setores da economia;
- ✅ Equipe técnica qualificada, com médicos, engenheiros e especialistas em SST;
- ✅ Atendimento consultivo, com foco em soluções práticas e eficazes;
- ✅ Infraestrutura moderna e processos alinhados com as exigências do eSocial.
Acreditamos que segurança é estar presente. E presença se faz com cuidado, escuta e ação. Nossa missão é promover um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo, com serviços de qualidade e atendimento de excelência.
Entre em contato com a AMBRAC!
Se você deseja transformar o ambiente da sua empresa e garantir mais saúde, engajamento e segurança para sua equipe, fale com a AMBRAC! Nossa equipe comercial está pronta para te atender e apresentar as melhores soluções.
📞 Solicite um orçamento agora mesmo. Fale com nossos especialistas e receba uma avaliação gratuita e a melhor proposta do mercado.
👉 WhatsApp: (61) 3226-0061
👉 E-mail: atendimento@ambrac.com.br
👉 Facebook: clique aqui
👉 Instagram: clique aqui
👉 Linkedin: clique aqui
Invista em saúde ocupacional. Invista em pessoas.