JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

Medicina do Trabalho: O que é síndrome de burnout e como afeta a produtividade da empresa!

1 de fevereiro de 2023

Existem diversas enfermidades que podem acometer os trabalhadores de uma empresa. Uma delas, incluída recentemente na lista de doenças ocupacionais pela OMS, é a síndrome de burnout, que pode aparecer em trabalhadores de diversas funções e é reflexo de um esgotamento físico e mental no trabalho.

Essa síndrome gera sofrimento psíquico para quem é acometido por esse transtorno, podendo levar também ao comprometimento da saúde do ponto de vista físico e emocional. Além disso, a síndrome de burnout também leva a alterações no rendimento do funcionário, que apresenta, na maioria das vezes, um desempenho insatisfatório dentro da empresa.

Quer saber mais sobre a síndrome de burnout e entender como ela pode influenciar a produtividade? Então continue lendo o nosso post.

O que é a síndrome de burnout?

A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um transtorno psíquico relacionado ao trabalho que tem como principal característica um intenso cansaço físico e mental.

Ela pode se manifestar em indivíduos das mais diversas áreas de atuação, apesar de afetar, majoritariamente, trabalhadores da saúde ou pessoas que lidam com uma grande quantidade de tarefas e cobranças em excesso.

Segundo o ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem dessa síndrome, sendo o Brasil o segundo país mais acometido por esse transtorno no mundo.

Isso pode impactar, inclusive, o PIB do país, uma vez que há queda na produtividade do funcionário, que, quando acometido pelo burnout, não é capaz de realizar todas as atividades da função que desempenha. Com isso, além da perda da produtividade, há um sentimento extremo de frustração e esgotamento em relação ao trabalho.

A síndrome de burnout é uma doença ocupacional?

Quando a síndrome de burnout foi identificada, ela era caracterizada como uma doença de múltiplas causas, podendo ou não ser ligada ao trabalho. Porém, após muitas pesquisas sobre o assunto, foi possível perceber que o burnout estava intimamente ligado a situações adversas de trabalho, o que fez com que a ONU incluísse, em 2022, essa enfermidade na lista de doenças ocupacionais.

Isso quer dizer que, em vez de ser considerada como um transtorno que pode ter variadas causas, ela é tratada como uma doença diretamente ligada ao labor. Mas o que isso significa para a sua empresa?

Entender a síndrome de burnout como uma doença ocupacional significa que, se o seu trabalhador desenvolver esse transtorno, a sua empresa pode ser diretamente responsabilizada, sofrendo processos e tendo que arcar com multas e outras sanções legais. Além disso, vale destacar que fica mais evidente a necessidade de que a sua empresa seja a principal responsável pelo desenvolvimento de estratégias para combater esse problema.

Dessa forma, além de ter a responsabilidade ética de cuidar da saúde dos seus colaboradores e evitar que eles sejam acometidos pelo burnout, agora você também tem uma responsabilidade legal em relação a esse problema. Entender mais sobre as causas e consequências do burnout, assim como sobre as formas de prevenção e tratamento, é uma necessidade urgente para a sua organização.

Quais são as possíveis causas do burnout?

Como você pode perceber, a síndrome de burnout é uma doença ocupacional. Porém, ela pode ter diversas possíveis causas dentro da empresa, tanto relacionadas ao ambiente de trabalho quanto à liderança e atividades realizadas pelo trabalhador. Entender quais são elas é o primeiro passo para a prevenção.

Uma das principais causas da síndrome de burnout é o desgaste mental ligado a atividades de cuidado. Isso significa que trabalhadores que cuidam de outras pessoas, como médicos, enfermeiros ou psicólogos, podem apresentar essa síndrome.

Porém, também há outras causas possíveis para o burnout. Ele pode ser gerado pela sobrecarga de atividades. Afinal, quando um colaborador precisa trabalhar além dos seus limites físicos e mentais para entregar o que é exigido, pode ser que ele se esgote em algum momento, desenvolvendo o burnout. Outra possível causa é exercer atividades que exijam um esforço muito grande com intervalos pequenos para recuperação.

Por fim, vale lembrar que o desgaste também pode vir de relações pouco saudáveis com a liderança e os colegas. Quando o trabalhador se sente muito pressionado ou, até mesmo, sofre com assédio moral relacionado ao seu desempenho, há maiores chances de que ele desenvolva a síndrome de burnout ao longo do tempo.

Quais são os sintomas da síndrome de burnout?

Apesar de nem sempre ser fácil de ser identificado, o burnout possui alguns sinais característicos. Os seus sintomas não são apenas físicos, mas também emocionais e sociais. Conheça alguns dos principais indícios do transtorno:

  • Sensação constante de esgotamento físico e mental;
  • Mudança brusca de humor;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dor de cabeça;
  • Sensação de incapacidade;

No início, os sinais podem ser quase que imperceptíveis. Porém, à medida que o tempo passa, a tendência é que eles se agravem. Dessa forma, é essencial que o burnout seja diagnosticado a tempo, de forma a evitar diversas consequências negativas que esse mal traz para os trabalhadores.

O que a empresa pode fazer a respeito do burnout?

Determinadas ações podem ser realizadas, por parte da empresa, visando prevenir a síndrome de burnout. Veja algumas delas:

  • Garantir condições de trabalho satisfatórias;
  • Verificar a condição física e emocional dos funcionários constantemente;
  • Manter um bom clima organizacional;
  • Oferecer capacitação aos funcionários, de forma que saibam como equilibrar a vida pessoal e a profissional;
  • Garantir uma liderança saudável dentro da empresa;
  • Conversar com os colaboradores, de forma a identificar sobrecarga e estresse antecipadamente;
  • Evitar a sobrecarga de trabalho em todas as funções;
  • Oferecer assistência em saúde, tanto física quanto emocional, para garantir um bom estado de saúde do time;
  • Buscar meios de identificar colaboradores com burnout e oferecer o tratamento profissional adequado.

Como você pode perceber, a síndrome de burnout é uma doença ocupacional que pode trazer graves consequências, tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Dessa forma, é essencial que você entenda como funciona esse transtorno e quais são as suas causas para, a partir disso, buscar meios de proteger os seus colaboradores.

É essencial que a organização busque maneiras de reduzir os fatores de risco no local, adotando medidas que possam ser úteis. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a implementar uma política de prevenção ao burnout na empresa!

Porque escolher a AMBRAC?

A AMBRAC é especializada em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança no Trabalho e na Gestão do eSocial. Oferecemos uma experiência única, através de uma estrutura moderna e eficiente e, garantindo uma relação de parceria que proporciona plena confiança e segurança aos nossos stakeholders.

Estamos dispostos a encontrar as soluções mais ideais e qualificadas em saúde, segurança do trabalho e para o ambiente de trabalho da sua empresa. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no assunto e solicite seu orçamento. Disponibilizamos uma equipe exclusiva para o atendimento comercial da sua empresa.

SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
Somos uma empresa especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho. Nossa maior missão é levar satisfação para os nossos clientes, oferecendo um excelente serviço e um ótimo atendimento.
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://ambrac.com.br/wp-content/uploads/2022/09/img-footer-map-ambrac.png
CONTATOSMaiores Informações
Entre em contato agora e receba a melhor proposta do mercado.
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.