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Segurança do Trabalho: Como a Gestão do EPI ajuda na redução de acidentes

11 de abril de 2024

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um dos itens mais importantes quando se trata de segurança no trabalho. Esse não é um assunto novo e está longe de ser completamente discutido, sendo assim, hoje falaremos sobre como a gestão do EPI contribui para a diminuição dos acidentes de trabalho.

Esses equipamentos de proteção são definidos e regulamentados pelo extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), afinal, esses são equipamentos completamente voltados para manter os seus usuários seguros em situações adversas.

Daremos agora continuidade a como uma boa gestão de EPIs irá contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro.

Os EPIs em sua função

Como dissemos acima, o MTE era o órgão responsável por legislar a respeito de questões como os EPIs em todos os seus aspectos, a começar pela sua definição: “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

A Norma Regulamentadora no 06 (NR 06) emitida por esse mesmo órgão é responsável por exemplificar e definir as responsabilidades do contratante e do funcionário referentes aos EPIs.

Cabe ao empregador:
  • Fornecer gratuitamente o EPI adequado para o risco e aprovado pelos órgãos competentes;
  • Treinar os colaboradores sobre o uso dos EPIs;
  • Exigir o uso;
  • Responsabilizar-se pela manutenção; dentre outros.
Cabe ao trabalhador:
  • Utilizar o EPI;
  • Conservar o produto;
  • Comunicar qualquer alteração que o torne inadequado;
  • Seguir o treinamento sobre o uso adequado.

Mas isso não responde muito sobre como efetuar a gestão de EPIs em sua empresa. Apenas disponibilizar os equipamentos de proteção não é o suficiente para manter um ambiente de trabalho verdadeiramente seguro.

Como fazer a Gestão de EPI no ambiente empresarial?

Existem alguns detalhes que devem ser sempre observados e registrados. Sendo assim, separamos algumas dicas para serem incorporadas diretamente na rotina da empresa.

Registre a entrega dos EPIs

A ficha de EPI é algo muito importante e permite que a empresa se resguarde em casos de investigação. Como falamos acima, é obrigação da empresa fornecer o EPI adequado para que os colaboradores executem as suas funções com segurança.

Uma forma de deixar isso registrado é sempre que houver a entrada desses equipamentos registrar com a assinatura do funcionário e também a ficha técnica do EPI, garantindo que o mesmo era apropriado para o trabalho.

Controle de estoque de EPIs

Outro ponto importante é sempre possuir EPIs suficientes para todos os colaboradores e a única forma de fazer isso é através da gestão do estoque desse item tão necessário. Pode parecer algo puramente administrativo, mas uma planilha de controle também pode ser a melhor amiga da segurança no trabalho.

Com um sistema bem elaborado é possível registrar a saída dos EPIs, especialmente aqueles descartáveis, e programar a próxima compra, garantindo que a empresa não irá parar porque os funcionários não têm os equipamentos para trabalhar, ou pior, irão executar suas tarefas sem esses.

Nesse sentido, também é interessante ter uma reserva de emergência para todos os EPIs básicos relacionados ao risco da empresa.

Teste o equipamento antes de comprar em grande número

Mesmo que o EPI venha de um fornecedor confiável, é interessante solicitar alguns modelos para teste para averiguar a sua real efetividade. Peça que alguns funcionários que o utilizem em sua rotina e avalie os feedbacks a respeito dos mesmos.

Trocar os modelos dos EPIs

A menos que você tenha um motivo realmente plausível para mudar o modelo do EPI, evite fazer isso ao máximo. Isso porque, o mesmo pode ter um modo diferente de operar o que pode resultar em erros, mesmo depois do treinamento.

Como os funcionários estão acostumados a executar o trabalho com o passo a passo do antigo modelo, a novidade pode mais atrapalhar que ser benéfica.

Reaproveitamento de EPIs

Alguns EPIs são descartáveis por um motivo, contudo, outros como protetores auriculares ou mesmo capacetes idealmente não devem ser reutilizados. Primeiro, existe a questão da higiene e depois um equipamento usado nunca será tão efetivo quanto um novo.

Cobre o uso do EPI

É uma obrigação do funcionário o uso do EPI de acordo com o instruído pela empresa, quando o mesmo se recusa a usar está quebrando o acordo explícito na NR 06 e o mesmo pode ser punido por isso.

Caso essa seja uma situação insustentável o colaborador pode, inclusive ser demitido por justa causa! Cobre o uso e tenha punições pré-estabelecidas para aqueles que não usam os EPIs corretamente.

Nutra a cultura da segurança

Uma empresa que fornece os EPIs somente porque é obrigada certamente não está trabalhando em prol do estabelecimento de uma cultura de segurança, mas sim cumprindo um checklist.

Ao fornecer outros itens e também capacitações constantes a respeito da segurança do trabalho o funcionário se sentirá valorizado e ambos saem ganhando. A empresa terá um pessoal motivado e estes estarão trabalhando protegidos.

Treinamentos periódicos

A educação de um indivíduo deve ser sempre contínua, especialmente no que diz respeito a segurança no trabalho, afinal, essa será a ocupação do mesmo por uma grande parcela de sua vida.

Além de renovar os conhecimentos, os treinamentos periódicos na empresa também colaboram para a criação da cultura da segurança, na qual todos os colaboradores são empoderados a cuidar de si.

Ademais, ter um calendário com esses treinamentos e registrá-la em ata também satisfaz as obrigações da empresa.

Não basta disponibilizar os EPIs, garantir a segurança do trabalho é algo muito mais complexo que isso.

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