A segurança do trabalho na indústria consiste em um conjunto de regras que tem por objetivo evitar a ocorrência de acidentes e preservar a vida e a saúde dos trabalhadores desse setor. Isso deve fazer parte da preocupação do empregador porque proporciona uma série de benefícios.
A redução de riscos é alcançada com as práticas estabelecidas, o que diminui os acidentes e as doenças do trabalho e consequentemente os gastos da empresa com saúde laboral e encargos trabalhistas. Além disso, a corporação passa a ter mais credibilidade no mercado, sendo conhecida por seu respeito e preocupação com os funcionários.
Neste texto, trouxemos 5 das principais práticas de segurança do trabalho na indústria para ajudar você a se preparar. Boa leitura!
Contrate um profissional ou uma equipe especializada
Em todos os setores de atividades, as empresas devem ter um quadro de funcionários especializados em segurança trabalhista. Isso é ainda mais importante na indústria, pois muitas atividades envolvem diferentes ameaças à integridade das pessoas.
Assim, os responsáveis pela segurança devem ter conhecimento das normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego. Um exemplo delas é a NR 12, que determina medidas para lidar com máquinas e equipamentos, evitando acidentes que coloquem em risco o trabalhador e possíveis danos ao maquinário.
Assim, dependendo do número de contratados e do grau de risco das atividades desenvolvidas, a corporação deve contar com um mínimo de pessoal próprio para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Esses profissionais são técnicos, engenheiros e auxiliares de segurança do trabalho, enfermeiros e médicos do trabalho.
Faça um levantamento dos riscos
A prevenção é a melhor forma de garantir um ambiente laboral harmônico e saudável. Devido a isso, é necessário fazer um levantamento do que pode eventualmente causar acidentes ou problemas de saúde.
Assim, deve ser feita uma análise preliminar de risco que considere possíveis agentes químicos e biológicos no local; falta de sinalização em determinados pontos; ventilação e iluminação insuficiente ou inapropriada; risco de queda, esmagamento, choque elétrico, entre outros.
Também é preciso que a equipe de segurança realize entrevistas com os colaboradores e supervisores para entender as condições de trabalho, saber se o uso de equipamentos e o respeito às regras são costumes entre eles e se há queixas ou sugestões a respeito desse tópico.
Além disso, é preciso analisar todos os dados colhidos para saber quais são as melhorias necessárias para a otimização da segurança do trabalho. Para isso, os profissionais devem contar com o uso de tecnologia que facilite esse processo, armazenando informações de forma automática e gerando resultados diminuindo a possibilidade de erro humano.
Invista em treinamentos
Mesmo que a empresa procure respeitar as medidas de segurança necessárias para a indústria, não é possível alcançar o objetivo desejado sem que os colaboradores entendam a importância disso.
Por isso, a manutenção de treinamentos periódicos é uma forma de tornar a prevenção uma parte natural do dia a dia laboral. Os treinamentos de segurança do trabalho ensinam os funcionários a detectarem e analisarem riscos que possam surgir na execução de uma atividade. Isso evita que acidentes possam ocorrer e diminui os gastos para tratar problemas de saúde e eventuais recuperações de equipamentos.
Essa prática também promove o uso contínuo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como capacetes, botas, luvas, cintos de segurança e linhas de vida.
Muitas vezes, alguns funcionários, principalmente aqueles que trabalham há muito tempo na área, têm o hábito errado de não usar proteção por julgarem não ser necessário ou por acharem incômodo.
Além disso, a conscientização evita o surgimento de doenças laborais, diminuindo o absenteísmo para tratamento médico. Por esse motivo, situações como afastamento por auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez também são reduzidas.
A retenção dos empregados é outro aspecto afetado. Com a promoção da formação de uma equipe experiente, maiores gastos com contratação e período de adaptação de novos talentos são evitados.
Sinalize os locais de risco
A sinalização de segurança é uma forma de avisar funcionários, gestores e até visitantes sobre eventuais riscos presentes em um local. Esses avisos podem ser visuais ou sonoros e são muito importantes tanto para atividades corriqueiras quanto para o surgimento de situações emergenciais.
Por meio de placas com setas, é possível indicar o local apropriado para deslocamentos, uma rota de fuga e equipamentos emergenciais para ajudar na saída rápida durante uma emergência, como alagamentos, desabamentos, vazamentos de gás, incêndios e explosões.
Durante a rotina do trabalho, a sinalização também indica se uma área requer o uso de EPIs específicos para evitar que acidentes ocorram caso eles não sejam usados. Certos locais são proibidos para pessoas que não trabalhem ali — e o uso de alertas visuais serve, ainda, para isso.
Com essa parte funcionando adequadamente, a saída de locais de risco é facilitada pelas luzes emergenciais que são preparadas para operar, inclusive, quando há queda de energia.
Faça inspeções regulares
Mesmo com o respeito a todas as normas por parte da empresa, levando em consideração a segurança e o bem-estar das equipes, é necessário fazer inspeções para verificar se os colaboradores estão seguindo o que foi proposto nas orientações e nos treinamentos.
Nesse sentido, vale a pena estabelecer métricas específicas para a avaliação de cada time, oferecendo recompensas para aqueles que tiverem o melhor desempenho.
Alguns indicadores que podem ajudar no cumprimento das metas são o número de acidentes por setor, os gastos com multas, as despesas médicas relacionadas às atividades laborais, o número de empregados afastados devido a acidentes e as irregularidades encontradas durante as inspeções.
Pronto! Agora você já tem uma ideia de como funciona a segurança do trabalho na indústria, quais são as principais medidas para garantir um ambiente de trabalho seguro e qual sua importância para o funcionamento de uma corporação.
Tenha em mente que, para garantir todos os benefícios, pode ser necessário contar com uma empresa especializada em gestão de riscos, segurança do trabalho e saúde laboral. Além disso, ela pode colaborar na elaboração de planos e na implantação de medidas.
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