O objetivo deste sistema é unificar e facilitar o envio de informações sobre os empregados, por parte das empresas, para o Governo Federal. Para isto, o governo fornece o manual, layout e tabelas referentes aos grupos, eventos e prazos.
A fiscalização passa a ser mais consistente, exigindo que a empresa passe a cumprir com as obrigações com regularidade. Isto é, o eSocial não mudará nenhum processo de SST, apenas a forma que os órgãos competentes receberão as informações..
Podemos citar também os reflexos dessa alteração de realidade, como:
Para o envio dos eventos de SST para o eSocial é necessário contar com uma empresa como a AMBRAC que possui um sistema de gestão que atende 100% ao e-ocial, enviando os eventos e fazendo a gestão dos prazos e informações necessárias.
Para que isso funcione, é preciso que a contabilidade e a AMBRAC trabalhem de maneira integrada para organizar o fornecimento desses dados ao Governo.
A maioria das empresas mantém contabilidade e medicina ocupacional terceirizados. Caberá ao contador ou Recursos Humanos da empresa, o envio das informações ocupacionais para o Governo.
Vem ser AMBRAC nossas soluções digitais à disposição da contabilidade são um importante auxílio durante essas mudanças.
É preciso se atentar sempre a qualidade das informações que estão sendo enviadas ao sistema do governo, pois o portal do eSocial aceita qualquer informação que for enviada a ele. Por isso, a AMBRAC oferece em todos seus serviços a parametrização ao eSocial, disponibilizando os lotes já no layout do Governo e em arquivo “xml”, para que sua empresa tenha autonomia no momento dos envios.
Além disso, a AMBRAC está pronta para realizar a gestão das informações e o envio corretamente, adequando sua empresa ao sistema, evitando problemas e inconsistências para sua empresa.